Módulo 5: Classificação de Risco e Acolhimento
Unidade 4: Instrumentos gerenciais em serviços de saúde

Prática Gerencial e Planejamento
Previsão e Provisão de Recursos Materiais
Educação continuada/permanente
Tomada de decisão e sistemas de informação
Avaliação dos Serviços de Saúde

Sistemas de Informação em Saúde

O sistema de informação é um instrumento gerencial imprescindível ao enfermeiro, no sentido de permitir fundamentar/aprimorar o processo de tomada de decisões no tocante a organização/acompanhamento/controle e avaliação do sistema local de saúde (LEMOS, CHAVES, AZEVEDO, 2010*).

* LEMOS C.; CHAVES LDP.; AZEVEDO, ALCS. Sistemas de informação hospitalar no âmbito do SUS: revisão integrativa de pesquisas. Rev. Eletr. Enf., v. 12, n. 1, p. 177-85, 2010. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v12/n1/pdf/v12n1a22.pdf

Quando os enfermeiros estão diante de um problema, precisam de um método para resolução do mesmo, de modo que o primeiro passo após a identificação do problema é estabelecer um diagnóstico da situação, que é uma forma de conhecer mais amplamente o que se apresenta.

Para ampliar nosso conhecimento e nossa visão da realidade é preciso consultar o que há de informações disponíveis: nos sistemas de informação em saúde, nos serviços de saúde, na comunidade ou, em alguns casos levantar informações específicas que sejam necessárias em cada caso.

O objetivo do Sistema de Informação em Saúde (SIS) deve ser o de informar ao público, a seus representantes (políticos, funcionários, administradores, gestores e prestadores de serviço) sobre a natureza e amplitude dos problemas de saúde, sobre o impacto de uma ampla gama de influências na saúde individual e coletiva. Bem como apoiar os processos de tomada de decisão e de gestão para a resolução desses problemas.

Para a (OMS, 2001 apud PERES; LEITE, 2005*), o sistema de informação na saúde é impactante na melhoria dos processos gerenciais, na qualidade da assistência e na satisfação dos usuários. Permite ampliar a conectividade em toda rede de atenção, possibilita o desenvolvimento do método de comparação de práticas e de ferramentas que possibilitem reduzir os custos com eficiência e qualidade, estabelece intercâmbio com outras instituições de saúde sejam elas nacionais e/ou internacionais, facilita a educação continuada dos profissionais da saúde, apoia decisões e promove mudanças de padrões e condutas.

* PERES, M. H. C.; LEITE, M. M. J. Sistemas de informação em saúde. In: KURCGANT, P. (coord.). Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.

Palavra do Profissional
Você já pensou quantas decisões são tomadas na prática diária do enfermeiro em diferentes serviços de saúde? Quais elementos embasam o processo de tomada de decisão? Quanto abordamos a atenção a urgência/emergência a tomada de decisão reveste-se de maior importância dadas as características de temporalidade e adequação inerentes à essa área de atenção.

O SIS permite articular e viabilizar a gestão dos vários níveis que constituem o SUS, além de ser um fator essencial para o reconhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica (PERES, LEITE, 2005*).

A enfermagem exerce um papel fundamental no sistema de informação à saúde, pois além de contribuir significativamente com informações que integram os conhecimentos técnicos de controle de qualidade e de documentação clinica e administrativa dos serviços prestados, também necessita das informações para a tomada de decisões (OMS, 2001 apud PERES; LEITE, 2005*).

* PERES, M. H. C.; LEITE, M. M. J. Sistemas de informação em saúde. In: KURCGANT, P. (coord.). Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.

Podemos classificar os sistemas de informação em saúde conforme sua natureza:

• Sistemas de Informações Estatístico-epidemiológicas;
• Sistemas de Informações Clínicas;
• Sistemas de Informações Administrativas.

Podemos classificar, ainda, segundo a origem de produção, por tipo de instituição de saúde:

• Sistemas de Informações Ambulatoriais;
• Sistemas de Informações Hospitalares;
• Sistemas de Informações de Mortalidade;
• Sistemas de Informações das Ações Programáticas;
• Sistemas de Vigilâncias à Saúde.

No setor público de saúde, reconhece-se a importância de empreender esforços para a obtenção e manutenção de dados e informações de abrangência nacional, que permitam o acompanhamento do SUS em todo o país, possibilitando análises comparativas entre os diversos estados, municípios e regiões, de forma a subsidiar a tomada de decisões em todos os níveis de gestão. A informação é fundamental para a democratização e o aprimoramento do setor saúde.

É necessário também salientar que atualmente já existem sistemas para o desenvolvimento da triagem nas Unidades de Emergência e que estes estão sendo planejados e desenvolvidos associados ao Prontuário Eletrônico do Paciente.

Portanto, o Sistema de Informação é fonte importante que podem fornecer um diagnóstico da saúde em nível local ou nacional, subsidiar o planejamento e a definição de prioridades. No Brasil, embora estes bancos de dados disponibilizem grande número de variáveis referentes às ações da assistência à saúde, ainda não são adequadamente explorados. Há um potencial de uso de dados do SIH-SUS para a análise da organização dos serviços de saúde no tocante a oferta e demanda por serviços, fluxo de pacientes e complexidade de ações.

Saiba Mais
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte sites de informações em saúde:

• Ministério da Saúde – www.saude.gov.br
• Datasus – www.datasus.gov.br
• Secretaria Estadual da Saúde – www.saude.sp.gov.br
• Centro de Vigilância Epidemiológica – www.cve.saude.sp.gov.br
• Centro de Vigilância Sanitária – www.cvs.saude.sp.gov.br
• Pasteur – www.pasteur.saude.sp.gov.br
• Funasa – www.funasa.gov.br
• Conferência Nacional de Saúde On-line – www.datasus.gov.br/cns/cns.htm
• IBGE – www.ibge.net www.ibge.org
• Seade – www.seade.gov.br
• Organização Panamericana de Saúde – www.paho.org
• Organização Mundial da Saúde – www.who.org
• Organização Mundial da Saúde, Europa – www.who.dk
• Agency for Healthcare Research and Quality – www.ahcpr.gov
• CDC – www.cdc.gov
• Nações Unidas – www.un.gov
• United Nations Population – www.undp.org/popin