Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 2: Aplicação da metodologia da assistência nas desordens metabólicas e eletrolíticas

Emergências médicas metabólicas
Distúrbios do potássio
Distúrbios do cálcio
Distúrbios do sódio (Na+)

Hipocalemia

Hipocalemia

É definida como uma concentração sérica de potássio menor que 3,5 mEq/L. Da mesma forma que ocorre com a hipercalemia, os principais efeitos deletérios são em nervos e músculos, inclusive com danos no miocárdio (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

As principais causas que levam a Hipocalemia são: alcalose metabólica, anfotericina B e altas doses de penicilina, B2 Agonistas (inalatório e parenteral), diarreia (infecciosa, adenomas secretoras, laxantes, preparo de colonoscopia); diminuição de ingestas, diuréticos de alça e tiazídicos, insulinoterapia, nefropatias perdedoras de sal, paralisia periódica hipocalêmica e tireotoxicose, reposição de vitamina B12; sudorese excessiva, vômitos entre outros (NIMMO et al., 2009; MARTINS;SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

As manifestações clínicas da hipocalemia dependem da gravidade da hipocalemia, ou seja, potássio menor que 3mEq/L, a velocidade com que a hipocalemia se instala na situação do paciente e a própria doença de base do paciente.

Nas hipocalemias mais graves (<2,5mEq/L), pode ocorrer fraqueza generalizada (até a tetraplegia flácida), rabdomiólise, íleo paralítico, poliúria e distúrbios do ritmo cardíaco (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Saiba Mais
Clique aqui para acessar sobre Hipocalemia: Conduta na Emergência.

Clique aqui para acessar sobre o distúrbio do equilíbrio hidroeletrolítico.

Veja na animação a seguir as principais alterações no ECG em caso de Hipocalemia:

Qual é então o tratamento da hipocalemia e qual o papel do enfermeiro nesta situação?

Lembre-se que somente o profissional médico deve prescrever fármacos e medicações. Observe sempre o protocolo de sua instituição.

O grau de depleção de potássio corporal é variável, mas a regra geral, é a de que para cada 1mEq/L de redução na concentração sérica, há um déficit total de 150 a 400 mEq. (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Assim, o tratamento da hipocalemia inclui o tratamento da doença de base, além de reposição do potássio que pode ser por via oral ou intravenosa.

Palavra de Profissional
Após a concentração sérica de potássio, podem ser necessários vários dias de reposição para recompor os estoques corporais do íon no compartimento intracelular.

Neste estudo, aprendemos a respeito da hiper e da hipocalemia, distúrbios de potássio cujas causas, sintomas e intervenções de enfermagem abordamos.