Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 4: Intercorrências da Gravidez

Gestação de Alto risco: Enfoque de risco e vulnerabilidade
Compreensão da vivência da gestação de alto risco para atuar na atenção básica
Atuação do enfermeiro na atenção à gestante
Gestações de alto risco: conceitos, fatores de risco, sinais, repercussões e cuidados

Hepatite

Conheça agora os sinais, sintomas e repercussões da Hepatite quando a mulher está grávida.

Os sinais e sintomas da hepatite são infecção que as mulheres suscetíveis adquirem ao entrarem em contato com sangue, sêmen e/ou saliva da pessoa infetada e que pode ser transmitida ao recém-nascido pelo contato com o sangue materno.

É assintomática, entretanto pode apresentar baixo peso, hepatite fulminante, alteração de enzimas hepáticas, hepatite crônica e fibrose.

Os sintomas mais frequentes são: mal-estar, cefaleia, febre baixa, icterícia, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão por alguns alimentos.

Entre os fatores de risco estão o fato de não usar preservativo, ter múltiplos parceiros, a presença de outras infecções genitais, não tomar a vacina, usar de drogas, fazer transfusão de sangue duvidosa, manipular material biológico contaminado (profissão), e outras DSTS. Também podemos incluir nessa lista o uso de piercing.

As repercussões desta patologia são maior incidência de óbito fetal, parto pré-termo e abortamento. Os recém-nascidos podem se tornar portadores crônicos, não raro pelo resto da vida, além de poderem desenvolver hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

Conheceça os CUIDADOS que você deve ter com a paciente nessa condição.