E você, tem algum exemplo prático do uso do aconselhamento por telefone? Você utiliza o telefone na sua prática assistencial? Em sua opinião quais os pontos positivos e negativos desta ferramenta de tecnologia do cuidado em saúde? A estratégia do uso do telefone facilita o alcance dos usuários para a intervenção, permitindo o acesso de qualquer lugar onde haja serviço de telefonia. Então, vamos adiante!
Atente que os usuários que residem em lugares longínquos, cujo acesso aos serviços de saúde é difícil, ou mesmo pessoas saudáveis, que não procurariam o serviço para ações de promoção de saúde, teriam acesso facilitado por meio dessa tecnologia. Acompanhe a seguir.
Conforme exposto, vimos que na abordagem das DCNT, diversos recursos tecnológicos de comunicação e informação - telefone, videoconferência, mensagens de celular (Short Messaging System - SMS) e internet – podem ser empregados no acompanhamento dos usuários com DCNT, com vistas à adesão ao autocuidado.
Nessa direção, é fundamental que o profissional enfermeiro lance mão de estratégias e ferramentas de tecnologia em saúde que auxiliem o usuário manter contato com os serviços de saúde no atendimento às suas necessidades.
A seguir, confira as informações sobre o processo de adesão ao uso de medicamentos em DCNT.