Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 1: Uso e apropriação de tecnologias para o cuidado em saúde

A utilização e a apropriação das tecnologias do cuidado
Sistemas de informação em saúde (SIS)
A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Telefone, mensagem via celular, acolhimento
Prontuário eletrônico
Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

Telefone, mensagem via celular, acolhimento

No processo de adesão ao uso de medicamentos em DCNT, o enfermeiro pode indicar o uso de alguns recursos tecnológicos disponíveis e que podem ser utilizados por diferentes usuários. Tem sido útil relacionar as tomadas dos medicamentos a hábitos diários, como por exemplo: horário das refeições, leitura do jornal, horário da novela, horário de escovar os dentes. Para auxiliá-lo na lembrança das tomadas dos medicamentos, pode-se recorrer ainda a:

  1. Porta-medicamento: são caixas que servem para guardar medicamentos em doses específicas. Existem tipos diferentes: com divisórias internas para cada dia, para cada dose diária, com compartimentos removíveis para facilitar o transporte de modo discreto e fácil. Há também algumas que possuem sistemas de alarmes eletrônicos;
  2. Alarmes: variam desde mensagens de texto enviadas para pagers ou celulares na hora de tomar o medicamento, até simples bips, despertadores e relógios de pulso. Todos são úteis quando se pode utilizá-los;
  3. Telefonemas: telefonemas regulares ou intermitentes podem ajudar a melhorar a adesão.

Palavra do Profissional
Quanta informação, não é? Você já havia pensado que tudo isso é tecnologia do cuidado em saúde?

O uso do telefone e das mensagens de celular é utilizado frequentemente na nossa prática como estratégia para lembrar e confirmar consultas, exames, procedimentos, bem como para avaliação da satisfação do usuário quanto ao serviço e cuidado prestado.

Dessa maneira, a prática de enfermagem relacionada aos recursos tecnológicos pode produzir mudanças na capacidade de ajustamento à nova condição de saúde, destacando a importância do conhecimento técnico e clínico das intervenções provenientes deste profissional. No entanto, o uso e o desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) no cuidado em saúde exigem enfermeiros cada vez mais preparados para promover a convergência entre o desenvolvimento humano e o tecnológico.

Vimos que o uso das tecnologias de telecomunicações pode ser um forte aliado dos profissionais de saúde para um melhor atendimento aos seus pacientes. A importância e as facilidades de interação que estas ferramentas possibilitam. Esperamos que este aprendizado contribua em sua atuação profissional!