Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas

Observe que, ao discutirem a educação em saúde, Valla (2000) e Vasconcelos (1997) afirmam que, muitas vezes, o saber profissional é colocado com superioridade ao saber das comunidades, o que, em nosso entendimento, não é verdade, o que existem são apenas conhecimentos diferentes.

O saber popular é um saber bastante elaborado, com ricas estratégias de sobrevivência e com grande capacidade de explicar parte da realidade. Ao mesmo tempo, o saber dos técnicos muitas vezes está repleto de interesses das classes dominantes e é limitado para explicar a realidade. Dessa forma, só podemos entender a educação em saúde como uma educação baseada no diálogo, ou seja, na troca de saberes considerando os diversos conhecimentos e a realidade das pessoas a que estamos dirigindo as nossas ações.

Note que a educação em saúde é um dispositivo para a promoção da saúde, visando mudanças não só na esfera do conhecimento, mas nos valores, nas crenças e atitudes que são esperadas para tal promoção. Assim, um dos seus objetivos, como já foi mencionado, deve ser o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao sujeito na esfera social, para assumir a sua responsabilidade individual e social para com a saúde, sendo considerado como elemento de construção e transformação da realidade (MEIRELLES, 2003, p. 214).

Desse modo, é emergente a necessidade de empoderamento dos sujeitos para um viver saudável, que se faz com a participação dos usuários nas questões que dizem respeito a sua saúde. Isso implica na participação ativa das pessoas em defesa de uma vida digna, na participação nas decisões que interferem em suas vidas, num pleno exercício da sua cidadania.

Para a promoção da saúde é essencial que os indivíduos participem eficazmente, tomem decisões e tenham direito à voz, o que exige uma educação democrática e acesso à informação.

Para estimular essa participação, é importante que o profissional de saúde saiba identificar quais problemas necessitam de um trabalho de educação em saúde. O sujeito portador de necessidades é sempre biológico, social, subjetivo e também histórico.

Por isso, a avaliação das necessidades não deve ser somente epidemiológica, mas também social e subjetiva. As situações, nas quais a educação em saúde se aplica, são aquelas que exigem uma participação ativa do sujeito, possibilitando a transformação de suas atitudes, conhecimentos e habilidades para lidar com os problemas de saúde (DIAS; SILVEIRA; WITT, 2009). Acompanhe mais detalhes a seguir.

Prossiga em seus estudos. Na próxima página aprenda sobre educação em saúde!