Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas

Retomando a discussão para a educação em saúde, mais do que difundir informações, esta implica em ampliar a capacidade de análise e de intervenção das pessoas tanto sobre o próprio contexto, quanto sobre o seu modo de vida e sobre sua subjetividade. Defender a vida é reconhecer que a vida tem uma medida quantitativa (anos de vida ganhos, sobrevivência) e outra qualitativa (o prazer de viver), (DIAS; SILVEIRA; WITT, 2009).

A educação em saúde, ao incentivar a curiosidade, a construção do conhecimento, a reflexão e a crítica sobre os fatores relacionados com as condições de vida que interferem no aparecimento das doenças de um modo geral, torna-se um produtivo espaço para debater direitos de cidadania com a clientela (SABÓIA; VALENTE, 2010).

A educação é uma importante tecnologia já adotada nos serviços de saúde como estratégia e ferramenta para o desenvolvimento do trabalho e do processo de cuidar.

Palavra do Profissional
Observe que, no caso de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, o nosso papel torna-se preponderante na adesão às condutas de controle dos agravos e preventivas das complicações crônicas.

Ao considerarmos a educação como tecnologia, pensamos que é importante identificar como ocorre sua aplicação em saúde.

A pesquisa desenvolvida por Santos e Lima (2008) sobre tecnologias educativas em saúde na prevenção da hipertensão arterial, constata que é imprescindível a utilização de estratégias educativas – tais como: oficinas, minicursos, seminários ou similares – que possibilitem ao indivíduo compreender a importância da aquisição de conhecimentos para a adoção de atitudes e práticas saudáveis. Assim, o indivíduo estará prevenindo e/ou controlando a síndrome hipertensiva, assim como outros agravos à sua saúde.

A pesquisa realizada por Santos e Lima (2008) teve o objetivo de analisar as mudanças no estilo de vida de trabalhadores na prevenção dos fatores de risco da HAS, a partir da aplicação de uma Tecnologia de Educação em Saúde (TES). O resultado da pesquisa evidenciou que os sujeitos tinham algum conhecimento elementar e fragmentado sobre os fatores de risco da HAS e de sua prevenção. Este conhecimento era oriundo do senso comum, isto é, aquele passado de geração a geração e/ou decorrente das experiências vivenciadas no cotidiano.

Apoiados em Paulo Freire, Santos e Lima (2008) enfatizam que a reflexão crítica possibilita a produção de um novo saber ou conhecimento, viabilizando a aprendizagem, que resulta em mudança de comportamento.

Saiba Mais
Você pode ampliar seus conhecimentos sobre o assunto com a leitura do texto:
SANTOS, Z. M. de S. A.; LIMA, Helder de P. Tecnologia educativa em saúde na prevenção da hipertensão arterial em trabalhadores: análise das mudanças no estilo de vida. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 90-07, jan./mar. 2008.

Observe que esta educação em saúde pode ser considerada como conteúdo naturalmente integrante em qualquer nível da atenção, sendo que educação não é só aquela planejada pelas equipes como programas ou atividades educativas da Estratégia Saúde da Família (ESF), mas qualquer ação de saúde tanto de promoção, prevenção como de cura e reabilitação. Isso depende exclusivamente da atitude educativa do profissional ou da equipe (RUMOR et al, 2010).

Assim, é importante que os profissionais de saúde compartilhem desta concepção na sua prática, ou seja, a educação como prática individual, bem como, também em grupos e para as comunidades.

Você estudou aqui que a educação em saúde também é considerada uma tecnologia de saúde. Proporcionar a educação em saúde aos pacientes e a equipe significar possibilitar o desenvolvimento de certa autonomia e maior compreensão do estado de saúde de cada um. Integrar a educação às práticas profissionais torna-se, portanto, um requisito fundamental. Esperamos que com esta aprendizagem você possa contribuir para melhoria do atendimento e atenção em saúde em seu ambiente de trabalho!