Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Tipos de grupos

Seguindo nosso tema, Silva et al (2003), por sua vez, apresentaram alguns tipos de grupos que são semelhantes aos expostos anteriormente, acompanhe na animação.

Tipos de grupos

Grupo Focal
Grupo de pessoas que se reúne para abordar um tema de interesse específico. Objetiva discutir um tema/assunto de interesse coletivo, investigar questões complexas e produzir conhecimento.
Grupo Terapêutico
Constituído por um grupo de pessoas com problema específico, que buscam a superação do mesmo pela aprendizagem de novas habilidades e conhecimentos para o cuidado à saúde.
Grupo de Convivência
Composto por um grupo de pessoas com a finalidade de compartilhar saberes e experiências na construção de um viver mais saudável. Tem por objetivo formar uma rede de suporte social, desenvolver a autonomia dos seus integrantes, ampliar a criatividade, desestigmatizar a imagem no grupo, oportunizar a livre expressão dos participantes sobre emoções e conhecimentos, bem como estabelecer articulações com outros grupos e instituições.
Grupo Comunitário/Social
formado a partir das necessidades de saúde das pessoas de determinada comunidade, priorizando o coletivo e procurando despertar o sentimento de cidadania.

Entenda que, ao considerarmos o objetivo a ser alcançado, os grupos também podem ser classificados em:

  1. Grupos de Aprendizagem: grupo de pessoas que se reúne para satisfazer a necessidade de aprendizagem, compartilhar ideias, sentimentos, com objetivo de superação individual;
  2. Grupos de Ação: constituído por pessoas que buscam atuar com os demais, planejar as ações, tomar decisões, visando à produtividade.
Lembre-se que esses grupos não existem puros na sociedade, mas inseridos em um contexto social dinâmico.

Consideramos importante apresentar ainda a classificação dos grupos apresentada por Dias, Silveira e Witt (2009), para quem os grupos se classificam segundo os seus objetivos, são eles, acompanhe na animação.

Palavra do Profissional
Para você, existe um tipo de grupo mais adequado aos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis? Dentre as classificações apresentadas, quais tipos de grupos poderiam ser utilizados em sua prática cotidiana e com qual finalidade?

Definido o tipo de grupo e os objetivos a serem atingidos, na maioria das vezes, cabe ao enfermeiro organizar a atividade. È importante que sejam observadas as etapas de planejamento da atividade, com a viabilidade do seu desenvolvimento, como: perfil e número dos participantes, infraestrutura necessária, local para realização e capacitação dos profissionais). (cronograma, duração e frequência dos encontros)

Palavra do Profissional
Para operacionalizar uma atividade de educação em grupo você pode adotar um dos modelos apresentados no módulo III: o arco de Maguerez ou o Círculo de cultura, ou ainda, propor uma metodologia ativa que guarde os princípios da pedagogia crítica.

Para operacionalizar o grupo, deve ser definido o contrato de trabalho (definições conjuntas de regras), a coordenação (se fixa ou rotativa) e o modo de condução (com oficina, palestra-discussão ou debates) (DIAS; SILVEIRA; WITT, 2009).

Segundo Zimerman e Osório (1997), diante da decisão de criar e compor um grupo devemos estar aptos a responder a algumas questões, que vão dar ideia do que pretende e como operacionalizá-lo. Sem estas respostas é muito provável que se terá um clima de confusão, incertezas e mal-entendidos no grupo.

  1. Quem vai ser o coordenador? (qual a sua logística e seu esquema referencial?);
  2. Para que finalidade o grupo está sendo composto? (é um grupo de ensino-aprendizagem? De autoajuda? Psicoterápico?).
  3. Para quem ele se destina? (adultos, crianças, gestantes, alunos? Estes estão motivados?).
  4. Como ele funcionará? (será homogêneo ou heterogêneo, aberto ou fechado, qual o número de reuniões, qual o tempo de duração?).
  5. Onde funcionará, em quais circunstâncias e com quais recursos? Se for previsto em uma instituição, tem apoio administrativo para a sua realização? Conseguirá manter o local e a sua continuidade?

Dar continuidade ao assunto, veremos na sequência como estes grupos são criados e constituídos. Vamos ver!