Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Criando os grupos

Estas definições devem estar claras para o enfermeiro ao decidir pela criação de um grupo no seu serviço. Como geralmente acaba assumindo a coordenação da atividade, é importante salientar o que se espera desse profissional. Nesse sentido, quanto aos atributos desejáveis para um coordenador de grupo, Zimermann e Osório (1997) salientam que além dos conhecimentos necessários, de habilidades e atitudes, são indispensáveis, acompanhe na animação a seguir:

Fique atento, pois, à medida que estas barreiras aparecem, o grupo tem menos oportunidades para compartilhar soluções e decisões, pois a ação é cada vez menor, bem como pela qualidade das inter-relações entre os membros do grupo.

No grupo de Educação em Saúde você pode abordar diversos temas, de acordo com os interesses, as necessidades e a composição do grupo. Para exemplificar, apresentamos os temas indicados por Dias, Silveira e Witt (2009) ao trabalharem com pessoas portadoras de diabetes:

  1. Na vivência de ser diabético ou hipertenso - quando os pacientes podem expor as questões como a dificuldade em lidar com os limites impostos pela doença e a reflexão sobre fatores particulares da vida que entendem como influentes no seu quadro clínico;
  2. A receita de saúde e doença - cujo objetivo principal é ampliar a conscientização dos pacientes sobre sua parcela de responsabilidade no tratamento, além de possuir um caráter informativo;
  3. Os sentimentos;
  4. A experiência de se deparar com seus próprios limites;
  5. A preocupação;
  6. A experiência de fazer uso de medicamentos, dentre outros.

Lembre-se: os temas a serem discutidos no trabalho em grupo devem emergir dos participantes, considerando suas necessidades, interesses e expectativas. Isso garante que a aprendizagem seja significativa.

Diante de todos os tipos de grupos educativos, a dinâmica de Grupos Operativos tem sido uma das técnicas mais utilizadas na área da saúde para promover a aprendizagem. Como técnica de trabalho coletivo, e a existência de um mesmo objetivo, supõem a necessidade de que os membros do grupo realizem um trabalho ou tarefa em comum, a fim de alcançá-la. Essa tarefa consiste em organizar os processos de pensamento, comunicação e ação entre os integrantes. Assim, os profissionais de saúde seriam responsáveis por proporcionar as condições favorecedoras do processo de aquisição de conhecimentos, que contribuiriam para mudanças no controle das doenças crônicas não transmissíveis (DIAS; SILVEIRA; WITT, 2009).

Palavra do Profissional
Note que os temas precisam estar contextualizados na realidade econômica, social e cultural dos sujeitos, envolvendo a discussão de temas que vão além da sua patologia ou do uso de medicamentos. Implica em envolver seus familiares e demais membros da sua rede de apoio, que podem ter participação ativa no enfrentamento e cuidados necessários à condição crônica.

Ao discutir a ação da Enfermagem no desenvolvimento de atividades em grupos, Teixeira (2007a) salienta que entre as razões que levam os profissionais de enfermagem ao trabalho grupal é a procura de uma alternativa para atender pessoas. Opondo-se principalmente a um cuidado tradicional que privilegia o aspecto curativo e o atendimento das necessidades e/ou circunstâncias de alguns serviços, como ambulatórios e centros de saúde, e não as necessidades dos clientes. Principalmente se considerarmos que o modelo assistencial contemporâneo ainda é primordialmente centrado na atenção à demanda de ações curativas e individuais (RUMOR et al, 2010).

O profissional de saúde enfermeiro pode usar da tecnologia educativa desenvolvida nos grupos para ajudar o paciente a realizar atividades (das mais simples até as mais complexas, das mais rotineiras a reflexão crítica da realidade.) , sendo que esse recurso é muito importante no processo de promover a saúde de pacientes que convivem com as doenças crônicas.

Saiba Mais
Você pode aprofundar seus conhecimentos sobre a organização de grupos fazendo a leitura do texto: DIAS, V. P.; SILVEIRA, D. T.; WITT, R. R. Educação em saúde: o trabalho de grupos em atenção primária. Rev. APS, v. 12, n. 2, p. 221-227, abr./jun. 2009.
Clique aqui e confira.

Palavra do Profissional
As tecnologias educativas propiciam avanços na compreensão destes sujeitos quanto ao seu processo saúde-doença, identificando sua determinação e decidindo por novas possibilidades de ser saudável e que contribuam na sua qualidade de vida.

Neste estudo abordamos a educação em saúde como uma tecnologia de cuidado direcionada à pessoas em condições crônicas e a participação dos grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde.

Enfim, esperamos ter levado você a refletir criticamente sobre a realidade, através das práticas educativas como tecnologia no processo de cuidar, promover a saúde no conviver com as doenças crônicas.