Neste espaço vamos estudar sobre as práticas interativas e complementares em saúde, bem como quais são os seus riscos e benefícios. Vamos Lá!
Espera-se dos profissionais uma atitude de respeito e de compreensão dos aspectos culturais e sociais envolvidos nos cuidados à saúde, sem que haja julgamentos prévios.
Abordaremos a seguir, algumas práticas que são indicadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, mas fique atento, não estamos com isso recomendando ou não a adoção dessas práticas. Nossa intenção é que você possa se aproximar um pouco mais do conhecimento dessas PICS. Dependendo da região do Brasil na qual você atua, algumas práticas são mais comuns, por exemplo, na região amazônica, que possui muitas opções de ervas e plantas, é mais frequente a utilização destas nos tratamentos de diferentes problemas de saúde.
Você irá aprender aqui um pouco mais sobre a acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia. A escolha dessas três PICS foi em decorrência de haver maior número de profissionais da saúde envolvidos com essas práticas na rede pública de saúde. O termalismo e a medicina antroposófica ainda não são tão difundidos no Brasil, apesar da existência de várias experiências, porém, fora da rede pública.
![]() |
Palavra do Profissional |