Na clínica psiquiátrica, o exame do estado psíquico da pessoa contribui para que o enfermeiro tenha condições de identificar um conjunto de sinais e sintomas que orientarão sua prática clínica e “direcionar o raciocínio clínico para síndromes específicas” (OLIVEIRA; LIMA, 2000, p. 11).
Para Oliveira e Lima (2000, p. 11), a realização do exame do estado mental tem como pressuposto que o “funcionamento psíquico pode ser analisado em alguns aspectos mais ou menos independentes (funções mentais), embora se entenda que a mente humana é indivisível”.
A avaliação das funções psíquicas inicia-se no acolhimento e é transversal a qualquer atividade, com a observação acurada do profissional, e provém dos dados informados pela pessoa e seu acompanhante e/ou familiar. Vale lembrar que essas funções podem ou não estar alteradas no momento do acolhimento e consulta, além de também poderem variar no decorrer desse processo. Diante disso, destaca-se a importância de evitar julgamentos precipitados ou definir precipitadamente um projeto terapêutico antes de conhecer melhor a pessoa. Este processo pode requerer mais de uma consulta ou mesmo a avaliação de outros profissionais da ESF, NASF ou do Matriciamento.
![]() |
Palavra de Profissional |
A avaliação física deve ser realizada no cuidado de qualquer pessoa, apresente esta ou não um sofrimento ou transtorno mental. Cabe ressaltar que as pessoas com transtornos mentais apresentam morbidades físicas mais frequentes que a população geral, o que reforça a necessidade de uma avaliação cuidadosa. Apesar disso, muitas vezes, as doenças físicas não são adequadamente reconhecidas e tratadas nos usuários com transtornos mentais (DALGALARRONDO, 2008). Acompanhe na animação a seguir:
Algumas queixas físicas relevantes dizem respeito ao sono, ao apetite e à sexualidade, conforme Dalgalarrondo (2008), acompanhe na animação:
No momento do acolhimento é importante também observar o modo como a pessoa se apresenta, que consiste na descrição da impressão geral advinda da aparência física, da atitude e conduta do usuário na interação com o entrevistador. A descrição permite formar uma imagem sobre o usuário, de forma a reconhecê-lo, englobando cuidado pessoal, higiene, trajes, postura, mímica, atitude global do usuário e colaboração com o entrevistador/profissional de saúde mental.
Retomando o exame do estado psíquico, vamos falar sobre as características a serem observadas durante esse exame.
As funções mentais são processos que se originam da necessidade de o indivíduo adaptar-se e controlar as exigências instintivas perante os obstáculos impostos pelo mundo exterior (ABUCHAIN, s/d).
De acordo com Oliveira e Lima (2000) são consideradas dez funções mentais: consciência, atenção, sensopercepção, orientação, memória, inteligência, afetividade, pensamento, conduta e linguagem.
Em termos mnêmicos utilizamos: C-A-S-O-M-I-A-P-C-L
Com o objetivo de facilitar a descrição, apresentamos as funções mentais e suas principais características segundo Dalgalarrondo (2008), que são importantes para que seja realizado o exame do estado psíquico, no quadro na próxima página.