Saúde e Sociedade

A estratégia saúde da família como opção política e modelo de atenção

Créditos

páginas:

O apoio às Equipes da ESF: uma estratégia prioritária

Como já referido em nosso curso, a Saúde da Família caracteriza-se como a porta de entrada prioritária de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde e vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS. Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a resolutividade, a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primaria, além dos processos de territorialização e regionalização, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008 (BRASIL, 2009).

Você pode acessar a Portaria.

Clique aqui e confira.

O NASF, cuja implantação inicia em 2008 com fomento federal, representa um marco importante na ampliação das possibilidades de alcançar melhores resultados em saúde, com o enfoque na promoção da saúde e no cuidado à população. Com a inclusão dos novos profissionais de saúde, vinculados às Equipes de Saúde da Família, conforme Mendonça (2009), aumenta assim a possibilidade de responder aos novos e antigos desafios da morbidade dos brasileiros.

Gráfico 2 - Evolução temporal da implantação das Equipes de NASF no Brasil, por região, 2008-2011
Fonte: BRASIL, 2011.

O simples cálculo do número de Equipes da ESF implantadas até julho de 2011 e do número de Equipes de NASF evidencia a relação de uma Equipe de NASF para cada oito Equipes da ESF, revelando uma demanda de cerca de 4.120 Equipes de NASF. Dessa forma, existe um déficit de 2.583 Equipes de NASF – cerca de 1,5 vez o número das que já estão implantadas, revelando o potencial para expansão.

A intervenção do NASF deve priorizar a apoio matricial às Equipes da ESF, mas também as intervenções coletivas de promoção, prevenção e acompanhamento de grupos sociais em vulnerabilidade. Um exemplo claro dessa função está na utilização das Academias de Saúde, que podem se tornar espaços além da prática física.

Saiba mais:

Para aprofundar-se nesse assunto, recomendamos a tese de Ana Carla Pereira Domitti:

Clique aqui e confira.

Verdi, Da Ros, Cutolo e Souza

Tópico 3 - páginas: