Gestão e Avaliação

Avaliação em sistemas locais de saúde

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AMQ, AMAQ, PMAQ, IDSUS

AMAQ – Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

O PMAQ está organizado em quatro fases: adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização. Foi instituído pela Portaria nº 1.654 GM/MS, de 19 de julho de 2011, após um processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS, representadas pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A PMAQ será desenvolvida em quatro fases, conforme é possível verificar na figura a seguir.

Figura 9 – Fases da PMAQ

Assim como na AMQ, o PMAQ possui um aplicativo próprio e tem como objetivos auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ-AB, possibilitar a classificação de dimensões e subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo e facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.

Além da autoavaliação, na etapa de desenvolvimento, devem ser realizados monitoramento, educação permanente e apoio institucional. Essas ações devem promover a mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirá a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

Calvo, Magajewski e Andrade

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