IDSUS – Índice de Desempenho do SUS
O Índice de Desempenho do SUS reúne um grupo de indicadores simples e compostos com a finalidade de avaliar o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes em todo o país. É um indicador sintético composto a partir da agregação estratificada dos municípios e da conversão adimensional dos indicadores.
A agregação é estratificada porque faz a valoração dos indicadores em grupos semelhantes de municípios. Os indicadores considerados para formar os grupos homogêneos de municípios foram o PIB per capita, a proporção de famílias com bolsa-família, a taxa de mortalidade infantil e mais nove indicadores de serviços (proporção de procedimentos ambulatoriais de média complexidade realizados para não residentes; proporção de procedimentos ambulatoriais de média complexidade realizados para residentes; proporção de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade realizados para não residentes; proporção de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade realizados para residentes; proporção de internações de média complexidade realizadas para não residentes; proporção de internações de média complexidade realizadas para residentes; proporção de internações de alta complexidade realizadas para não residentes; proporção de internações de alta complexidade realizadas para residentes; e proporção de médicos da Atenção Básica e profissionais da Vigilância em Saúde).

Leitura complementar:
Em Santa Catarina, a partir do PROESF, foi desenvolvido um modelo de avaliação para a Atenção Básica, em parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Departamento de Saúde Pública, que já foi aplicado por quatro anos consecutivos. O modelo proposto é composto de 40 indicadores divididos em Gestão do Sistema (16) e Provimento de Ações (24). Você pode saber mais sobre esse modelo, em Santa Catarina, clicando aqui para conhecer o Núcleo de Pesquisa que o desenvolveu.
Calvo, Magajewski e Andrade