Atenção Integral à Saúde da Criança

Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Alimentação e Saúde Bucal

Créditos

páginas:

Interpretando os gráficos de crescimento e desenvolvimento

Nesta unidade, abordaremos questões muito comuns no cotidiano da atenção integral à saúde da criança. Vamos rever os aspectos relativos ao crescimento e desenvolvimento infantil, assim como discutiremos abordagens direcionadas para uma alimentação infantil equilibrada, ampliando desse modo nossos padrões de percepção e avaliação das mudanças esperadas para cada faixa etária.

Organizamos os tópicos nesta unidade de maneira que, ao final deste estudo, você esteja apto a realizar ações relacionadas ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Básica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novos gráficos para o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil (WHO, 2008).

Estes novos gráficos podem ser utilizados em qualquer parte do mundo, uma vez que o estudo mostrou que as crianças dos cinco continentes crescem de forma similar quando suas necessidades de nutrição, cuidado e saúde são atingidas.

Tais gráficos estabelecem as crianças amamentadas como modelo de crescimento e desenvolvimento normais e possibilitam melhor identificação de crianças com sobrepeso ou obesas.

Leitura Complementar:

Para obter mais informações sobre a interpretação de gráficos de crescimento e desenvolvimento, acesse aqui e leia o documento: WORLD HEALTH ORGANIZATION.Child growth standards: training course on child growth assessment. Geneva, Switzerland: WHO, 2008. Clique aqui.

Indicadores

O que são indicadores de saúde, você lembra? Vamos relembrar de forma sucinta:

O que é indicador de saúde?

É um resumo de dados coletados com o objetivo de responder a questões relevantes para o planejamento e a administração das ações de saúde.

Para que os indicadores de saúde são usados?

  • Descrever a situação de saúde de uma população;
  • avaliar as mudanças ou tendências durante um período de tempo;
  • avaliar a eficácia e impacto de um programa.

Souza, Döhms e Carcereri

Tópico 1 - páginas:

Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família