Atenção Integral à Saúde da Criança

Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Alimentação e Saúde Bucal

Créditos

páginas:

Interpretando os gráficos de crescimento e desenvolvimento

Sinais de alerta de problemas no desenvolvimento

Outra maneira de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças é ficar atento aos alertas de distúrbios em períodos mais curtos, conforme exemplo no quadro 3, a seguir:

Quadro 3: Distúrbios do desenvolvimento da criança Fonte: Murahovschi, 2006.

É importante lembrar que os pais, em geral, são bons observadores e avaliadores do desenvolvimento de seus filhos, mostrando alta sensibilidade, especificidade e valor preditivo.

Interpretação dos gráficos de crescimento e desenvolvimento em Santa Catarina

Atualmente, em Santa Catarina, as principais causas de desvio nas curvas de crescimento são o sobrepeso e a obesidade, (medido pelo IMC para a idade). Estudos de prevalência têm apresentado uma forte tendência dessas condições. Assim, pesquisas realizadas em Florianópolis entre 2005 e 2008 mostraram uma prevalência entre 19,5% e 23%. Já a prevalência da magreza (medida pelo IMC para a idade) (ASSIS et al., 2006) e da desnutrição (medida pelo peso pela estatura/altura) (CORSO; VITERITTE; PERES; 2004) gira em torno de 1,0% a 1,2%.

Entretanto, é importante ressaltar que nas regiões do Contestado e sul do Planalto Serrano, a desnutrição ainda deve ser considerada.

Por isto, a interpretação do IMC para a idade é fundamental.

Na interpretação do risco de sobrepeso, é útil considerar o peso dos pais. Se são obesos, a criança possui um risco maior de também ser obesa. Uma criança com um dos pais obesos tem uma probabilidade de 40% de ter sobrepeso; se ambos são obesos, a probabilidade sobe para 70%.

Souza, Döhms e Carcereri

Tópico 1 - páginas:

Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família