Atenção Integral à Saúde da Criança

Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Alimentação e Saúde Bucal

Créditos

páginas:

Interpretando os gráficos de crescimento e desenvolvimento

Vamos analisar a seguir três indicadores fundamentais para avaliar o crescimento e o desenvolvimento das crianças pela equipe da Atenção Básica:

Estatura para a idade

Este indicador pode ajudar a identificar as crianças que estão abaixo da estatura ideal devido à desnutrição prolongada ou a repetidos episódios de doença. Crianças que são altas para a sua idade também podem ser identificadas, mas uma altura elevada raramente é um problema, a menos que seja excessiva, podendo refletir desordens endócrinas incomuns.

Peso para a idade

O peso para a idade reflete o peso corporal em relação à idade da criança em um determinado dia. Este indicador é usado para avaliar se uma criança está com baixo ou muito baixo peso, mas não pode ser utilizado, de forma isolada, para classificar uma criança como estando com sobrepeso ou obesidade. É importante notar também que uma criança pode ter baixo peso, quer por um baixo comprimento ou estatura (nanismo), quer por magreza, ou por ambos.

Peso por altura:

Este índice expressa a harmonia entre as dimensões de peso e altura. É sensível para o diagnóstico de excesso de peso, necessitando medidas complementares para o diagnóstico preciso de sobrepeso e obesidade.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Acesse aqui e leia sobre IMC - Norma Técnica: Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN Orientação para a Coleta Processamento e Análise de Dados e Informação em Serviços de Saúde. Ministério da Saúde.

Cabe ainda enfatizar que o crescimento e o desenvolvimento infantil estão diretamente relacionados à oportunidade de acesso das famílias a serviços de planejamento familiar que garantam o direito de livre decisão do casal ou do indivíduo sobre o número, espaçamento e a oportunidade de ter filhos. Do mesmo modo, a assistência adequada durante o pré-natal, parto e puerpério, e as medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde nos primeiros anos de vida impactam profundamente na saúde da criança (BRASIL, 2002).

Souza, Döhms e Carcereri

Tópico 1 - páginas:

Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família