Recém-batizada de Passaporte da Cidadania, a Caderneta de Saúde da Criança passou por reformulações. Hoje ela vem com uma série de novidades em relação à que era distribuída em anos anteriores. A primeira diz respeito ao sexo do bebê.
Atualmente, há uma caderneta especial para meninos e outra para meninas. O documento foi dividido assim em razão dos gráficos de crescimento, peso e altura da criança em relação à idade, que se diferem, dependendo do sexo. A posse dessa caderneta é considerada uma expressão de cidadania e conquista de direitos. Com esse documento, pais, responsáveis e profissionais de saúde podem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança desde o nascimento até os 10 anos de idade, por meio dos gráficos de peso, altura e índice de massa corporal (IMC) nele existentes.
Interpretação dos gráficos de desenvolvimento
O Grupo da OMS que desenvolveu os gráficos de crescimento desenvolveu também o Motor DevelopmentStudy, que visava avaliar a aquisição motora em crianças entre 4 meses e 24 meses, ou até que a criança estivesse andando, em diferentes culturas.
Este foi o primeiro estudo longitudinal a utilizar um protocolo padrão para descrever o desenvolvimento motor grosso entre crianças saudáveis de diferentes países e culminou na construção de uma “janela de aquisição” de marcos desse desenvolvimento motor, como mostrado a seguir na figura 3.
Figura 3: Marcos de desenvolvimento motor
Fonte: WHO, 2008.
Após os 9 meses, pode-se comparar facilmente o desempenho real de uma criança com o esperado para a idade conforme os marcos de desenvolvimento motor padronizados. A razão pela qual tais comparações não podem ser realizadas antes dos 9 meses é que o primeiro encerramento de uma janela de aquisição, especificamente “sentar sem suporte”, ocorre com 9,4 meses.
O uso de janelas permite-nos, simplesmente, a comparação do desempenho atual e real da criança com as aquisições dispostas no gráfico de janelas. Diante do gráfico, é importante questionar:
Que marcos uma criança dessa idade deveria ter adquirido até agora?
A preocupação é só com crianças que não tenham adquirido um ou mais marcos definidos para determinada idade. O ideal é que a interpretação seja baseada em avaliações repetidas ao longo do tempo.
Souza, Döhms e Carcereri