Módulo 2: Política de Redes de Atenção à Saúde
Unidade 3: Política Nacional de Humanização em saúde

Histórico do Humanização SUS
Conceituação do Humaniza SUS
Funcionamento do Humaniza SUS
Potencialidades e Desafios do Humaniza SUS

Diretrizes e dispositivos da PNH

A humanização entendida como um “modo de fazer” tem na metodologia do apoio institucional sua principal estratégia de mobilização de diferentes atores (gestores, trabalhadores e usuários) em torno da tarefa de construção de projetos cogeridos a fim de atender às necessidades de saúde de todos e de cada um. O apoio institucional consiste em “(...) um modo interativo, um modo que reconhece a diferença de papéis, de poder e de conhecimento, mas que procura estabelecer relações construtivas entre os distintos atores sociais” (CAMPOS, 2003, p. 86*). A seguir, aprenda mais sobre a função de apoio da PNH.

* CAMPOS, G.W. Saúde Paideia. São Paulo; HUCITEC; 2003. 185 p.

Pode-se deduzir, portanto, que o apoiador torna-se elemento central na difusão da política e enfrenta um duplo desafio o de criar espaços institucionais de constituição de coletivos que reexaminem seus processos de trabalho buscando alicerces teórico-metodológicos nos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH.

Estudamos aqui sobre a Política Nacional de Humanização em Saúde. Vimos quais os princípios, as diretrizes e dispositivos, e a função apoio que constituem a política e possibilitam o seu funcionamento.