Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 2: Concepções teóricas e metodológicas em educação, trabalho e enfermagem

Modelos Educacionais

Prática Educativa Convencional

Embora hegemônica essa postura não é a única. Existem outros modelos educacionais possíveis, resultantes de processos de conflito e confronto, que buscam alternativas ao modelo predominante.  Esses modelos de ensinar e aprender são apresentados de modo consciente ou não, no cotidiano do trabalho educativo em saúde. E, portanto, no seu trabalho. Então, acompanhe a seguir.

No modelo convencional do sistema educacional, predomina a educação a partir da transmissão de informações, que, no entendimento de Freire (2000a), consiste numa educação bancária.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 29º ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2000a.

Vamos conhecer mais sobre este modelo na animação a seguir.

Você pode observar que, sob essa perspectiva, a finalidade da educação é acomodar, ou seja, ensinar as pessoas a aceitarem tudo e a se adaptarem às situações sociais/de vida e saúde, com o objetivo de se controlar a sociedade. Assim, educar significa transmitir informações. Nesse modelo, o enfoque é autoritário, com controle rígido, ou seja, domínio pelo “professor”. (REIBNITZ; PRADO, 2006)

REIBNITZ, Kenya S, PRADO, Marta Lenise do. Inovação e educação em Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006

Saiba Mais
Aproveite para consultar esta obra e ampliar ainda mais seus estudos!
REIBNITZ, Kenya S, PRADO, Marta Lenise do. Inovação e educação em Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.