Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 2: Concepções teóricas e metodológicas em educação, trabalho e enfermagem

Modelos Educacionais

Prática Educativa Libertadora / Criativa – Dois postulados Conhecer o ser humano – contar com o ser humano

Os dois postulados são: conhecer o ser humano e contar com o ser humano, pois somente conhecendo o indivíduo e suas circunstâncias é possível uma ação eficiente e permanente em saúde. E também ninguém pode cuidar da saúde do outro , se este não quer fazê-lo por si mesmo.

Na animação a seguir vamos conhecer os aspectos destes dois postulados. Acompanhe!

Conhecer o ser humano e as circunstâncias reais de suas ações nos permite, por exemplo, compreender em seu contexto o que está acontecendo com os depósitos de água, ou seja, porque uma família pobre sem serviço de água potável deve guardar o líquido em recipientes que permitem os criadouros de Aedes aegypti; ou porque uma família rica planeja as possíveis ações de controle, tanto as globais como as mais individuais.

Nos casos em que não podemos contar com o ser humano, o princípio implícito é de que o outro é ignorante ou socialmente inferior e, consequentemente, deve-se protegê-lo ainda (e apesar de) que ele ou ela não queira proteger a si mesmo (BRICEÑO-LEÓN, 1996). Esta razão tem dominado muitas orientações dos programas verticais de controle de doenças e tem se sustentado na existência de uma população pobre e analfabeta, ou de muito baixa instrução, que deveria aceitar a ação civilizadora e sanitária dos programas governamentais.

Briceño-León R. Sete teses para a Educação em Saúde e Participação Popular. Cad. Saúde Pública, v. 12; n.1. Rio de Janeiro jan/mar. 1996