Na abordagem progressista, o enfermeiro busca ensinar, visando mudar alguma coisa, sem considerar a realidade de vida dos usuários. Nessa abordagem o objetivo é fazer com que o usuário reconheça seus “erros” e modifique seu modo de vida. Reconhecendo que são os únicos responsáveis pela sua situação de vida e de saúde, devendo, portanto, aceitar as orientações profissionais para garantir a qualidade de vida e saúde. Em geral, tenta-se mudar as concepções das crenças, valores, modo de vida, etc.
Nesse modelo educativo, os usuários são considerados basicamente incapazes; sendo assim, é preciso tomar conta deles. Sob esse olhar, quando bem orientados, os indivíduos são capazes de participarem de algumas atividades.
Confira mais orientações na animação a seguir!
Aqui prevalece o conhecimento do enfermeiro, quase sempre é uma via de mão única. Eventualmente, o fluxo é quebrado e o conhecimento apresenta uma via de mão dupla. (REIBNITZ; PRADO, 2006).
REIBNITZ, Kenya S, PRADO, Marta Lenise do. Inovação e educação em Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.