Ficha de dados e Tipos de perguntas
-
Ficha de dados:
o pesquisador cria campos para transcrever e anotar os dados já existentes em fichas clínicas, prontuários ou resultados de testes/exames. Os dados são facilmente tabuláveis e quantificáveis, pode exigir treinamento de pessoal e não possibilita a obtenção de dados com maior profundidade (PÁDUA, 2002).
*PÁDUA, K. S. Aula: instrumento para coleta de dados. Disciplina TG-583: Metodologia de pesquisa em reprodução humana I. Campinas: Curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia do DTG/FCM/UNICAMP, 2002. Mimeografado.
Passos a seguir na elaboração de um instrumento:

Tipos de perguntas
temos dois tipos de perguntas, as abertas e as fechadas, veja as especificações de cada uma:
Perguntas Abertas
Mais usadas em instrumentos qualitativos, mas também são úteis na fase exploratória do processo de elaboração das questões; há maior possibilidade de aprofundamento; o processamento e a tabulação requerem métodos qualitativos de codificação e análise e, portanto, exigem mais tempo.
Perguntas Fechadas
Facilitam a aplicação, o processamento e a análise, mas direcionam o entrevistado para uma resposta e limitam a expressão de suas ideias. Devem conter alternativas suficientes para abrigar as repostas ou incluir a alternativa outra. Ao elaborar esse tipo de pergunta deve-se definir se o entrevistado pode responder apenas uma ou mais de uma opção (múltipla escolha).
Quais perguntas devem ser ou não incluídas?
- No início do instrumento, as perguntas mais simples e gerais, finalizando com as mais complexas e pessoais.
- Somente as relacionadas ao tema e para alcançar os objetivos.
- Evitar perguntas cujas respostas podem ser comprometidas pela memória.
- Perguntas formuladas de maneira clara, concreta e precisa.
- Apenas perguntas que contenham um único conceito.
- Quando as perguntas envolvem um acontecimento do passado, usar marcador de tempo.
*(CUMMINGS, STEWART, HULLEY, 2003; PÁDUA, 2002)
*CUMMINGS, S. R.; STEWART, A.; HULLEY, S. B. Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados. In: HULLEY, S. B.;
*PÁDUA, K. S. Aula: instrumento para coleta de dados. Disciplina TG-583: Metodologia de pesquisa em reprodução humana I. Campinas: Curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia do DTG/FCM/UNICAMP, 2002. Mimeografado.
Você conheceu neste estudo alguns elementos importantes de uma pesquisa, considere-os para que sua pesquisa fique completa.