Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 3:Metodologia do projeto e relatório de pesquisa

Metodologia – Abordagem qualitativa e quantitativa
Métodos
Coleta de Dados em uma pesquisa
Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa
Análise e apresentação de dados na abordagem quantitativa e qualitativa
Quando e com que recursos pesquisar
Cuidados éticos na pesquisa cientifica

Ficha de dados e Tipos de perguntas


  • Ficha de dados:
    o pesquisador cria campos para transcrever e anotar os dados já existentes em fichas clínicas, prontuários ou resultados de testes/exames. Os dados são facilmente tabuláveis e quantificáveis, pode exigir treinamento de pessoal e não possibilita a obtenção de dados com maior profundidade (PÁDUA, 2002).

*PÁDUA, K. S. Aula: instrumento para coleta de dados. Disciplina TG-583: Metodologia de pesquisa em reprodução humana I. Campinas: Curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia do DTG/FCM/UNICAMP, 2002. Mimeografado.

Passos a seguir na elaboração de um instrumento:

Tipos de perguntas
temos dois tipos de perguntas, as abertas e as fechadas, veja as especificações de cada uma:

Perguntas Abertas
Mais usadas em instrumentos qualitativos, mas também são úteis na fase exploratória do processo de elaboração das questões; há maior possibilidade de aprofundamento; o processamento e a tabulação requerem métodos qualitativos de codificação e análise e, portanto, exigem mais tempo.
Perguntas Fechadas
Facilitam a aplicação, o processamento e a análise, mas direcionam o entrevistado para uma resposta e limitam a expressão de suas ideias. Devem conter alternativas suficientes para abrigar as repostas ou incluir a alternativa outra. Ao elaborar esse tipo de pergunta deve-se definir se o entrevistado pode responder apenas uma ou mais de uma opção (múltipla escolha).

Quais perguntas devem ser ou não incluídas?

  • No início do instrumento, as perguntas mais simples e gerais, finalizando com as mais complexas e pessoais.
  • Somente as relacionadas ao tema e para alcançar os objetivos.
  • Evitar perguntas cujas respostas podem ser comprometidas pela memória.
  • Perguntas formuladas de maneira clara, concreta e precisa.
  • Apenas perguntas que contenham um único conceito.
  • Quando as perguntas envolvem um acontecimento do passado, usar marcador de tempo.

*(CUMMINGS, STEWART, HULLEY, 2003; PÁDUA, 2002)

*CUMMINGS, S. R.; STEWART, A.; HULLEY, S. B. Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados. In: HULLEY, S. B.;

*PÁDUA, K. S. Aula: instrumento para coleta de dados. Disciplina TG-583: Metodologia de pesquisa em reprodução humana I. Campinas: Curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia do DTG/FCM/UNICAMP, 2002. Mimeografado.

Você conheceu neste estudo alguns elementos importantes de uma pesquisa, considere-os para que sua pesquisa fique completa.