Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 3:Metodologia do projeto e relatório de pesquisa

Metodologia – Abordagem qualitativa e quantitativa
Métodos
Coleta de Dados em uma pesquisa
Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa
Análise e apresentação de dados na abordagem quantitativa e qualitativa
Quando e com que recursos pesquisar
Cuidados éticos na pesquisa cientifica

Entrevista

Entrevista: é uma técnica baseada na interação (relação intersubjetiva) entre sujeitos com status e papéis diferentes (pesquisador e informante/entrevistado). Segundo Polit e Beck, (2011), podem ser estruturadas, semiestruturadas ou ainda não estruturadas, veja os detalhes de cada tipo:

  • Entrevistas estruturadas nascem de um marco teórico e são dirigidas e focalizadas nas questões pré-definidas.
  • Entrevistas semiestruturadas são aquelas em que os participantes são estimulados a falar mais livremente sobre tópicos ou questões previamente listados em um guia ou roteiro de tópicos, uma vez que esta pauta precisa ser abordada durante a coleta de dados.
  • Entrevistas não estruturadas são livres e não diretivas. Usadas quando o pesquisador não possui uma visão preconcebida dos conteúdos a serem reunidos ou não deseja impor uma direção, assim, elaboram uma questão ampla.

*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.

Palavra do Profissional:
As entrevistas podem ser realizadas individualmente ou em grupo (grupo focal). Quando o pesquisador deseja explorar as experiências de vida sobre determinado fenômeno, ele pode utilizar as narrativas das histórias de vida, nas quais o participante descreve a sua experiência oralmente ou por escrito.

Na escolha da estratégia entrevista devem ser considerados os limites metodológicos deste recurso, vejamos quais são:

  • Ligados ao próprio pesquisador (experiência, capacidade de comunicação, habilidades de ouvir, estimular o fluxo, manter a atenção flutuante).
  • Ligados ao informante (receptividade, interesse, motivação, experiências anteriores, cooperação e receios).
  • Ligados à interação ou situação do momento.
  • Ligados ao instrumento (tipos de perguntas, adequação, relevância, flexibilidade).
  • Ligados a técnica em si, ou seja, o que se pretende com o uso deste recurso.

Lembre-se que por tudo isso, a preparação de uma entrevista é muito importante, pois o pesquisador deve antever as circunstâncias e conduzir a interação da melhor forma possível.