Segundo Polit e Beck (2011) a análise de dados qualitativos é uma tarefa desafiadora e trabalhosa, uma vez que é necessário organizar e dar sentido a uma grande quantidade materiais narrativos. Quando os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, a primeira etapa é realizar a transcrição destas que, posteriormente, devem ser lidas, relidas, organizadas e interpretadas. As transcrições devem ser precisas e refletir a totalidade da experiência entrevista.
Para Minayo (2004) essa etapa deve superar alguns obstáculos. Lembre-se de que aqui estamos falando do momento de análise propriamente dito, embora no projeto já se deva levar isso em conta.
Veja alguns dos possíveis obstáculos que poderá encontrar:
Por isso, a autora lembra que toda análise busca atingir três objetivos: Veja como na animação a seguir:
*MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 28. ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 2004.
* POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p
Em síntese, as fases do tratamento dos dados qualitativos, segundo Turato (2003)* compreendem:
*TURATO, E .R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis RJ.: Editora Vozes, 2003.
Bem interessante este tema que acabamos de estudar. Lembre-se que é importante considerar as diferenças entre a abordagem qualitativa e a quantitativa.