21000126 - Turma A

Apresenta a proposta do Curso sua estrutura e funcionamento, enfatiza a proposta pedagógica da metodologia problematizadora e colaborativa como estratégia para educação no trabalho, provoca reflexão crítica sobre o Ensino a distância e possibilita o desenvolvimento de habilidades no ambiente virtual de aprendizagem.
Modelos conceituais em saúde: modelo biomédico, determinação social da doença e promoção da saúde. A organização social e sua influência no processo saúde-doença. Políticas de saúde e a construção do SUS numa perspectiva histórica. Os modelos de Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família.
O desenvolvimento do processo de reconhecimento da realidade por meio de instrumentais epidemiológicos. Sistemas de Informações em Saúde. Análise de dados para diagnóstico das situações de saúde.
Evolução histórica do conceito de Planejamento. Importância do planejamento na Atenção Básica. Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico Situacional. Momento Explicativo. Momento Normativo. Momento Estratégico. Momento Tático-Operacional.
Organização e gestão dos serviços de saúde. Gestão do sistema de saúde. Abordagens e usos de avaliação como instrumento de apoio ao processo decisório
Reflexos da concepção ampliada de saúde no processo de trabalho das equipes de saúde da família e NASF; O trabalho na atenção básica em saúde; Princípios, diretrizes e ferramentas norteadoras do processo de trabalho na atenção básica em saúde; Ferramentas tecnológicas da atuação do NASF na Estratégia Saúde da Família.
Abordagem integral à saúde da criança; humanização da assistência; trabalho interdisciplinar em equipe; a criança, o meio ambiente e a família; crescimento e desenvolvimento infantil; alimentação e saúde bucal; evidências para o acompanhamento clínico de puericultura; ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde da criança; experiências exitosas do trabalho interdisciplinar na atenção básica à saúde da criança.
Abordagem integral à saúde da mulher; humanização da assistência; trabalho interdisciplinar em equipe; Atenção Integral à Saúde da Mulher no Planejamento Familiar; Atenção Integral à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal; Ações da Clínica e do Cuidado nas Principais Queixas e Agravos ginecológicos; Atenção Integral à Saúde Mulher no Climatério e na Menopausa; Experiências exitosas do trabalho interdisciplinar na atenção básica.