Note que a bioética nasceu em um ambiente científico, em um campo de investigação biológica, como necessidade sentida, por esses cientistas, de proteger a vida e seu meio ambiente. Portanto, em um primeiro momento, não nasceu no âmbito da filosofia, nem da teologia, nem da religião. Nasceu em um âmbito, especificadamente, científico.
Sendo assim, a bioética se propunha a "humanizar" a vida moderna, "desumanizada" pelo positivismo científico e tecnológico. As ciências e as tecnologias da vida haviam se divorciado da ética, e esta, por sua vez, viu-se relegada a divagações dos filósofos, sem poder exercer seu efeito benéfico sobre elas.
Surge, nesse contexto, a bioética como ponte e diálogo entre os saberes científicos em torno da vida e os saberes humanistas centrados na Ética (ESCOBAR, 2002)*.
* ESCOBAR, A. L. S. J. Apuntes para una historia de la Bioética. Revista Selecciones de Bioética. Bogotá, Colômbia, v. 1, p. 8-21, abr. 2002.
É possível arriscar a afirmação de que toda bioética é ética. É uma nova ética, mas é ética. É uma nova forma de fazer ética. Reflexão ética, valorização ética que precede a qualquer tipo de discussão em torno das atuais questões bioéticas, ou seja, desde os tempos mais antigos, "homens e mulheres interrogam-se sobre o comportamento a ser mantido e sobre as decisões a serem tomadas diante da saúde, da doença, das más-formações, do sofrimento e da morte. Existem rituais, códigos, tratados eruditos duas vezes milenares sobre o assunto" (DURAND, 2003, p. 21)*.
*DURAND, G. Introdução geral à bioética. História, conceitos e instrumentos. São Paulo, São Camilo/ Loyola, 2003.
Observe que desde os tempos mais antigos, lidamos com essas questões polêmicas adotando uma reflexão ética polarizada entre ter ética versus não ter ética; ser ético versus não ser; agir com ética versus não agir com ética; falar com ética versus não falar com ética; pensar-se como um sujeito ético versus não pensar-se como um sujeito ético; achar que o outro é ético versus não achar; e assim por diante.
Mas, o que é, afinal, essa ética, considerada alguma coisa ou um estado supremo que todos devem atingir ou ter e, caso não tenham, esforçar-se por adquirir?
A ética tem sido significada em nossa sociedade como a que descreve e julga a conduta humana: