Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 6: Ética, Bioética e Biopolítica – Conceitos Implicados na Assistência à Saúde

Bioética e Ética
Bioética e Biopolítica
Bioética de Proteção
Bioética de Intervenção

Bioética

A palavra ética tem a ver com qualquer ação humana que toma como objeto de intervenção outra ação humana, um comportamento que diz daquele que age e daqueles que consideramos "os outros". Ética, é, portanto, o fiel da balança entre o Bem e o Mal, entre o que é bom e o que é mau nas questões relativas à vida e à saúde, à sexualidade, aos negócios, às profissões, ao meio ambiente, ao sociopolítico, à comunicação, entre outras coisas (VARGAS; RAMOS, 2010)*.

* VARGAS, M. A. O; RAMOS, F. R. S. Autonomia na unidade de terapia intensiva: comecemos por cuidar de nós. Rev. Bras. de Enferm., v. 63, n. 6, p. 956-963, nov./dez. 2010.

A ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral do ser humano na sociedade. A ética não cria a moral, mas a ética se depara com uma experiência histórico-social de práticas morais já em vigor.

Acompanhe a animação a seguir para entender melhor.


Agora, confira o diagrama apresentado.

Esse diagrama representa a ética e a política como epicentro de todas as demais relações. Analise o diagrama apresentado e reflita: quais relações? Representamos no diagrama a composição da trama de relações de poder que envolvem a cada um de nós na nossa relação consigo mesmo, na relação com os outros e na relação com/e na governabilidade da sociedade.

Relações que, no seu decorrer, se articulam à questão da política e à questão da ética e, inclusive, as coloca no centro de todas essas relações. São relações que nos inserem como sujeitos no mundo, nos instrumentalizam para lidar com os acontecimentos do mundo, fazem cada um de nós procurarmos agir como convém. Longe de nos isolar da comunidade humana, aparece, ao contrário, como aquilo que nos articula a ela. Relações que devem nos permitir ser sujeitos éticos cidadãos do mundo. (FOUCAULT, 2006)*.

* FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2006. p.264-87.

Saiba Mais
Para conhecer mais sobre o tema, leia:

LUNARDI, V. L. et al. O cuidado de si como condição para o cuidado dos outros na prática de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2004, v. 12, n. 6, p. 933-939. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n6/v12n6a13.pdf. Acesso em: 6 jul. 2012.