Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Exames complementares

Durante o acompanhamento da gestante, é necessária a realização de alguns exames. Portanto, já na primeira consulta você deve solicitar: dosagem de hemoglobina e hematócrito (Hb/Ht); grupo sanguíneo e fator Rh; sorologia para sífilis (VDRL): repetir próximo à 30ª semana; glicemia em jejum: repetir próximo à 30ª semana; exame sumário de urina (Tipo I): repetir próximo à 30ª semana; sorologia anti-HIV, com consentimento da mulher após o “aconselhamento pré-teste”, repetir próximo à 30ª semana, sempre que possível; sorologia para hepatite B (HBsAg), de preferência próximo à 30ª semana de gestação; teste de rubéola, sorologia para toxoplasmose. Onde houver disponibilidade pela Rede Cegonha, ainda pode-se solicitar dosagem de proteína - fita reagente, ultrassonografia, colpocitologia oncótica, sorologia anti-HIV - HIV1 e HIV2.

Como muitas mulheres somente vão à unidade de saúde quando estão grávidas, este momento pode se configurar como uma importante oportunidade para preveni-las contra o câncer de colo uterino e outras doenças. Assim, devemos estimulá-las e convidá-las para realizar o exame.

Além destes exames complementares que você acabou de ver, outros ainda podem ser solicitados, para um melhor acompanhamento da gestante. Também temos o roteiro das consultas subsequentes. Veja a seguir:

Você viu aqui a importância de se seguir um roteiro das consultas de acompanhamento do pré-natal, a importância da coleta de dados da paciente e da realização de exames. Confira na sequência as referências que utilizamos! Até a próxima.