Fatores de Risco
Além das arritmias, entre as causas mais comuns de PCR encontramos infarto agudo do miocárdio, distúrbios respiratórios e hidroeletrolíticos.
A parada cardíaca súbita (PCS) acontece de forma inesperada, nos mais variados locais, como feiras-livres, supermercados, estações de metrô, aeroportos, clínicas médicas, consultórios odontológicos e, inclusive, nos hospitais.
Este evento, na maioria das vezes, ocorre fora do ambiente hospitalar e é geralmente presenciado pela família, colegas de trabalho ou por pessoas desconhecidas, que não possuem conhecimento sobre as ações básicas para manutenção da vida, que poderiam ser aplicadas até a chegada do atendimento pré-hospitalar (APH).
Etapas de Atendimento
Para que o socorro possa ser prestado de maneira sistematizada ao cliente com parada cardíaca súbita, as Diretrizes da American Heart Association (2010) desenvolveram a cadeia de sobrevivência, constituída pela sequência de ações demonstrada a seguir:
Cada elo da cadeia deve ser seguido corretamente para melhorar a taxa de sobrevida de pessoas acometidas pela parada cardíaca.
![]() |
Palavra do Profissional |
Observe que os protocolos de atendimento realizados de forma sistematizada, baseados no método mnemônico C-A-B, orientam as manobras de SBV. O objetivo é garantir a boa oxigenação cerebral, realizando manobras de compressões torácicas e ventilação, que devem ser imediatamente iniciadas e realizadas até a chegada do SAV.
A sequência de eventos de uma PCR nos leva à melhor compreensão das ações que são necessárias para sua reversão.
Figura: Cadeia de sobrevivência de ACE Adulto
Fonte: AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2010
Vamos a partir de agora, aprofundar o processo de PCR e compreender um pouco mais da fisiopatologia.Como vimos, reverter uma situação de parada cardiorrespiratória exige que a sua atuação seja conduzida adequada e corretamente. Para tanto, neste estudo aprendemos as doenças cardiovasculares relacionadas à PCR, a fisiopatologia da PCR, os fatores de risco e as etapas do atendimento dessa ocorrência.