Módulo 7: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Cárdio e Neurovasculares
Unidade 1: Cuidado de Enfermagem nas Emergências Cardiovasculares

Conceitos Iniciais
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Arritmias Cardíacas
Parada Cardiorrespiratória (PCR)
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte básico de vida
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte Avançado de Vida (SAV ou ACLS)

Arritmias Cardíacas

Neste estudo, abordaremos as arritmias cardíacas, e, para compreender melhor esse tema, aprenderemos a identificar distúrbios de ritmo e frequência observados no ECG; realizar avaliação clínica identificando as complicações hemodinâmicas resultantes dos distúrbios de ritmo e de frequência cardíaca; compreender os efeitos da administração dos fármacos com ação antiarrítmica; proceder a assistência de enfermagem segura aos pacientes com arritmias nos serviços pré e intra-hospitalar.

A arritmia cardíaca ainda é motivo constante de preocupação para o enfermeiro que atua nos serviços de urgência e emergência, especialmente no que se refere à detecção precoce deste agravo.

Palavra do Profisional
Assim, convidamos você para participar ativamente das atividades a seguir, relacionadas com o cuidado de enfermagem nas arritmias cardíacas.

Diante do grande impacto da mortalidade por complicações cardiovasculares, percebemos que as arritmias estão presentes em várias situações clínicas e estão divididas em causas cardíacas sendo estas: IAM, Embolia pulmonar, Pericardite, Estenose Mitral e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Mas ainda merecem destaque as causas não cardíacas, como os distúrbios eletrolóticos, intoxicação digitálica, hipóxia, estresse, uso de drogas estimulantes como, por exemplo, cocaína e crack, atividade física e hipotermia (PIRES; STARLING, 2006).

Costumeiramente, percebe-se que estes indivíduos se encontram nos serviços de urgência e emergência e abruptamente passam a desenvolver quadros de arritmias, exigindo do enfermeiro atenção e muito cuidado durante avaliação clínica para assim, proceder às intervenções de enfermagem necessárias.

Palavra do Profisional
Mas o que são Arritmias?

Arritmias são distúrbios decorrentes de anormalidades na geração ou condução do estímulo elétrico. Quem explica o que isso significa são os autores Pires e Starling (2006) ao apontarem que, determinadas células cárdicas possuem a propriedade de gerar estímulos elétricos automaticamente, formando um sistema específico de condução elétrica para o coração. A este órgão se atribuiu as propriedades de excitabilidade, condutividade, contratilidade e automacidade. Por este motivo, destacam que o termo arritmia cardíaca é impróprio, pelo fato de que várias arritmias tem o ritmo inteiramente regular, como a taquicardia supraventricular paroxística e o Flutter atrial.

Saiba Mais
Para aprofundar seus conhecimentos a cerca do assunto, veja as sugestões a seguir.
  • Conheça um site que traz dicas sobre ECG e arritmias clicando aqui;
  • acesse o Suporte Avançado de Vida em Cardiologia 2010 da American Heart Association clicando aqui;
  • conheça a obra de Hampton, John R. 150 casos clínicos de ECG. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Diante desta abordagem inicial é possível imaginar as repercussões fisiológicas que os distúrbios no ritmo ou na frequência cardíaca podem trazer para hemodinâmica do paciente. Merece destaque que tais eventos podem ser detectados também nas unidades básicas, no momento, por exemplo, de realizar o acolhimento do paciente para sua consulta agendada.

Sendo assim, Knobel, (2002) afirma que, a interpretação das arritmias pode se dar por meio da leitura do ECG em 84% dos casos. A interpretação correta do mecanismo das arritmias é importante, pois possibilita uma abordagem terapêutica mais racional e eficaz. Partindo das palavras deste autor considera-se, que de posse deste conhecimento, o enfermeiro é capaz de determinar as alterações e contribuir para o tratamento adequado o mais precoce possível.

Convidamos você a relembrar as implicações fisiopatológicas das arritmias cardíacas a partir da animação a seguir.

Na página a seguir, trataremos dos sinais e sintomas peculiares das arritmias. Acompanhe!