Módulo 7: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Cárdio e Neurovasculares
Unidade 1: Cuidado de Enfermagem nas Emergências Cardiovasculares

Conceitos Iniciais
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Arritmias Cardíacas
Parada Cardiorrespiratória (PCR)
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte básico de vida
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte Avançado de Vida (SAV ou ACLS)

Atendimento a PCR sistematizado - Suporte básico de vida (SBV)

Com as alterações das Diretrizes da American Heart Association em 2010, na sequência A-B-C, passa a ser C-A-B. Nesta fase, o principal objetivo é instituir as condições mínimas necessárias para recuperar ou manter a oxigenação e a perfusão cerebral.

Saiba Mais
Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, assista os vídeos e leia os livros indicados:
  • Vídeo Suporte Básico de Vida – Guidelines 2010 (em Inglês), disponível aqui;
  • Livro: Guidelines CPR em Inglês, disponível aqui;
  • Vídeo CPR Training Video New 2010 / 2011 Guidelines - Preview Safetycare Cardiopulmonary Resuscitation, disponível aqui;
  • Livro: Guidelines RCP em Português, disponível aqui.

C – Circulação – Adulto

Você deverá suspeitar de PCR, se o paciente não apresentar consciência ou apresentar respiração anormal (gasping); verifique pulso carotídeo ou femoral em até dez segundos; caso não sinta o pulso ou na dúvida inicie manobras de RCP colocando a pessoa em uma superfície plana e rígida e use o DEA/DAE (desfibrilador externo automático), se disponível.

Realize a frequência de 30 compressões cardíacas externas para duas ventilações; com um ou dois profissionais atuando nas manobras de RCP. Faça o revezamento entre os profissionais a cada dois minutos ou a cada cinco ciclos de 30 compressões e duas ventilações. IMPORTANTE: a verificação do pulso é apenas para profissionais da saúde, pessoas leigas na vigência de vítima insconsciente e com respiração agônica, tem orientação de iniciar massagem cardíaca.

As compressões cardíacas externas devem ser realizadas colocando-se a região hipotenar de uma das mãos na linha mamilar sobre o osso esterno, e a outra mão apoiada sobre o dorso da primeira (conforme figuras a seguir). As compressões devem ser rápidas e fortes, sendo exercidas com o peso do corpo sobre os braços e mãos formando um ângulo de 90º. Com o tórax da vítima, e com a amplitude de compressão de no mínimo 5 cm em adulto.

Assim que houver uma via aérea avançada estável, as compressões torácicas poderão ser contínuas, a uma frequência mínima de 100/minuto (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2010).

Figura: Posicionamento correto dos braços para compressões torácicas no adulto

Fonte: AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2012

O tórax deve retornar para a próxima compressão torácica, permitindo o esvaziamento das câmaras cardíacas.

C – Circulação – Idoso

Atenção às calcificações de cartilagens costo-condrais, pois podem provocar fraturas de costelas durante a realização da RCP em pessoas idosas. Nestes casos, a RCP deverá ser realizada e as iatrogenias tratadas posteriormente.

C – Circulação – Gestante

Para realização adequada da RCP, faça tração do útero para o lado esquerdo da cliente. Assim, você estará descomprimindo a veia cava e tornando a manobra de RCP mais eficaz, melhorando a situação da mãe e do feto. Lembre-se do princípio: se a mãe estiver bem, o feto também estará.

A – Vias aéreas (VA) – Adulto

As manobras de abertura das vias aéreas devem ser realizadas por meio da inclinação da cabeça e levantamento do queixo, se não houver suspeita de trauma cervical. Em caso de suspeita de trauma utilizar a técnica de elevação do ângulo da mandíbula. Observe se há evidências de ruídos como roncos e estridores, se há sangue na boca, dentes quebrados, dentaduras soltas, presença de conteúdo gástrico ou corpo estranho. Caso identifique qualquer problema, é necessário corrigi-lo.

Palavra do Profisional
Lembre-se que a principal causa de obstrução das vias aéreas em pessoa inconsciente é a queda da língua, então utilize uma cânula orofaríngea, se necessário, para manter a permeabilidade das vias aéreas.

Observe nas figuras a seguir a demonstração da abertura das vias aéreas, o posicionamento da máscara facial e da bolsa-valva-máscara para ventilação manual.

Figura: A elevação do mento para abertura das vias aéreas

Fonte: LIFESAVERS

 

Figura: A fixação da máscara facial em C, fixação da máscara facial em E

Fonte: LIFESAVERS

Na próxima página, trataremos da ventilação. Acompanhe.