Além dos sites específicos para cada tipo de DCNT, não podemos deixar de citar o uso do Google. Você se recorda de alguma situação em que o usuário lançou mão dos resultados encontrados em suas pesquisas no Google para questionar condutas, sugerir alternativas de tratamento, ou mesmo compartilhar as novidades relacionadas à sua doença?
Precisamos aprender a trabalhar conforme a nova realidade e perfil do usuário com DCNT e cabe destacar que, apesar do uso das tecnologias de cuidado em saúde constituírem-se em importantes aliadas no controle das DCNT, o uso de sites e a divulgação na mídia de informações sem rigor científico podem produzir a propagação de informações errôneas, com possível prejuízo ao usuário consumidor da informação.
Assim, cabe ao profissional enfermeiro a orientação do usuário com DCNT, com vistas a prepará-lo para a variedade de informações disponíveis na internet, em sites, mídia e redes sociais, sabendo filtrá-las e utilizá-las em benefício da saúde. Cabe ainda destacar que é papel do enfermeiro a avaliação das informações disponíveis nos sites utilizados e indicar aqueles que apresentam conteúdos adequados para orientação de usuários no acompanhamento de sua doença.
Como já abordado, as redes sociais também têm sido utilizadas para a propagação de ações em saúde. Elas constituem-se em ferramenta que facilita o acesso à informação, de compartilhamento de experiências e contribuem de forma importante para o processo de adesão e sucesso do tratamento.
Na atualidade os usuários com DCNT contam com uma variedade de redes sociais, dentre elas o Facebook, Twitter, Orkut, blogs, sites de bate-papo e mais recentemente os aplicativos disponíveis para os smartphones e tablets. Todas essas tecnologias atuam como fonte de informação ao usuário com DCNT, fornecendo elementos importantes na construção do conhecimento, no manejo diário, na identificação de pares e no processo de aceitação da doença.
Nesse contexto, blogs estruturados de forma a proporcionar conteúdo significativo podem ser considerados fontes de informação e objetos de aprendizagem. Um exemplo do que estamos discutindo é o Blog Promoção da Saúde, desenvolvido para servir como fonte de materiais de referência. O objetivo principal do Blog é criar oportunidades de acesso a diversos materiais relacionados à Promoção da Saúde e, ao mesmo tempo, estabelecer um foro de discussão sobre o tema, no qual diferentes atores podem participar para ampliar seus conhecimentos e práticas em relação aos temas apresentados, com diferentes perspectivas.
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Confira na animação a seguir mais exemplos de tecnologia no atendimento aos pacientes.
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