Ao analisarmos o trabalho da mídia na atualidade, observamos facilmente que o tema saúde nunca foi tão explorado como tem sido ultimamente você concorda? É inegável a influência que a mídia televisiva exerce nos hábitos, gostos e atitudes das pessoas. Milhares de telespectadores estão expostos às informações fornecidas por meio de novelas, programas, propagandas comerciais.
Conforme discutido é papel do enfermeiro atuar como direcionador e esclarecedor das informações obtidas principalmente via internet, os prós e contras do que é exposto na mídia também precisam ser abordados no cuidado em DCNT. Note que, assim como a mídia eletrônica, a impressa, como jornais e revistas, também contribui para sensibilizar as pessoas por meio de suas reportagens.
Certamente você já percebeu a influência da mídia no seu trabalho cotidiano. Castro (2009) desenvolveu um estudo com o objetivo de analisar as abordagens do câncer pela imprensa no período de junho de 1997 a julho de 1998 e de junho de 2006 a julho de 2007. Veja o que o estudo a seguir identificou:
![]() |
Saiba Mais |
Confira na sequência mais exemplos de uso da mídia televisiva como instrumento para prevenção e orientação quanto às DCNT. Vamos lá!