Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 1: Uso e apropriação de tecnologias para o cuidado em saúde

A utilização e a apropriação das tecnologias do cuidado
Sistemas de informação em saúde (SIS)
A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Telefone, mensagem via celular, acolhimento
Prontuário eletrônico
Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

A mídia e sua contribuição na produção do cuidado

Outro exemplo de programa na televisão aberta é o programa “Ser Saudável”, no ar desde 2011, é produzido pela TV Unisinos e veiculado pela TV Brasil. Com estrutura de documentário, o programa, semanal e com 26 minutos de duração, leva à televisão discussões pautadas pelo olhar da atenção primária. O programa é apresentado pelos médicos de família Enrique Barros e Camila Furtado, e traz, em cada episódio, orientações de especialistas e depoimentos de pessoas que vivem ou conviveram com os problemas abordados e que compartilham suas experiências com o espectador. A ideia é informar de maneira direta e ágil, utilizando recursos didáticos que incluem representações gráficas do corpo humano e das doenças e o esclarecimento de mitos e verdades.

Saiba Mais
Você pode conhecer melhor o programa “Ser Saudável” que é apresentado pela TV Brasil nas quartas-feiras, às 20h30, e com reprise aos sábados, às 7h30. Confira os programas já exibidos no site.

Ser Saudável

Palavra do Profissional
Acreditamos que esses exemplos são suficientes não é? Você há de concordar que a mídia está repleta de programas que abordam a temática saúde, em seus diversos aspectos (prevenção, promoção e tratamento). O que em nenhum momento foi dito e que gostaríamos de ressaltar é que, na maioria das vezes, não existe reflexão sobre o conteúdo da mensagem recebida. Desta forma ela é apreendida pelo usuário tal qual foi transmitida, livre de especificidades e pode levar a interpretações dúbias e errôneas.

Você já se deparou na sua prática assistencial com pacientes influenciados pelas informações divulgadas na mídia? Confira os exemplos a seguir e, em seguida, relate um exemplo positivo e outro negativo desta influência.

  1. Forma impressa: Jornal da SBD. Órgão Informativo da Sociedade Brasileira de Diabetes. Também acessível no link: http://www.diabetes.org.br/attachments/247_sbd_36.pdf.
  2. Na Internet: Sociedade Brasileira de Hipertensão nas redes sociais: http://twitter.com/menospressao/. E também: http://www.facebook.com/MenosPressao.
  3. Divulgação televisiva: A campanha “Eu sou 12 por 8” teve ampla divulgação com notícias sendo publicadas em todos os estados brasileiros no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. As atividades presenciais – caminhadas, verificação de pressão, distribuição de folhetos, entre outras – além da ação nas mídias sociais foram os destaques nas programações das tevês e rádios e nas publicações de jornais, revistas e internet. Disponível em: http://www.eusou12por8.com.br/>.

Você aprendeu como as mídias televisivas e a internet podem contribuir para a prevenção e orientação aos pacientes portadores de DCNT. Esperamos com esses conhecimentos, você enfermeiro, possa fazer uso dessas tecnologias em benefício de seus pacientes!