A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Outro exemplo de programa na televisão aberta é o programa “Ser Saudável”, no ar desde 2011, é produzido pela TV Unisinos e veiculado pela TV Brasil. Com estrutura de documentário, o programa, semanal e com 26 minutos de duração, leva à televisão discussões pautadas pelo olhar da atenção primária. O programa é apresentado pelos médicos de família Enrique Barros e Camila Furtado, e traz, em cada episódio, orientações de especialistas e depoimentos de pessoas que vivem ou conviveram com os problemas abordados e que compartilham suas experiências com o espectador. A ideia é informar de maneira direta e ágil, utilizando recursos didáticos que incluem representações gráficas do corpo humano e das doenças e o esclarecimento de mitos e verdades.
 |
Saiba Mais |
Você pode conhecer melhor o programa “Ser Saudável” que é apresentado pela TV Brasil nas quartas-feiras, às 20h30, e com reprise aos sábados, às 7h30. Confira os programas já exibidos no site.
Ser Saudável
 |
Palavra do Profissional |
Acreditamos que esses exemplos são suficientes não é? Você há de concordar que a mídia está repleta de programas que abordam a temática saúde, em seus diversos aspectos (prevenção, promoção e tratamento). O que em nenhum momento foi dito e que gostaríamos de ressaltar é que, na maioria das vezes, não existe reflexão sobre o conteúdo da mensagem recebida. Desta forma ela é apreendida pelo usuário tal qual foi transmitida, livre de especificidades e pode levar a interpretações dúbias e errôneas.
Você já se deparou na sua prática assistencial com pacientes influenciados pelas informações divulgadas na mídia? Confira os exemplos a seguir e, em seguida, relate um exemplo positivo e outro negativo desta influência.
- Forma impressa: Jornal da SBD. Órgão Informativo da Sociedade Brasileira de Diabetes. Também acessível no link: http://www.diabetes.org.br/attachments/247_sbd_36.pdf.
- Na Internet: Sociedade Brasileira de Hipertensão nas redes sociais: http://twitter.com/menospressao/. E também: http://www.facebook.com/MenosPressao.
- Divulgação televisiva: A campanha “Eu sou 12 por 8” teve ampla divulgação com notícias sendo publicadas em todos os estados brasileiros no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. As atividades presenciais – caminhadas, verificação de pressão, distribuição de folhetos, entre outras – além da ação nas mídias sociais foram os destaques nas programações das tevês e rádios e nas publicações de jornais, revistas e internet. Disponível em: http://www.eusou12por8.com.br/>.
Você aprendeu como as mídias televisivas e a internet podem contribuir para a prevenção e orientação aos pacientes portadores de DCNT. Esperamos com esses conhecimentos, você enfermeiro, possa fazer uso dessas tecnologias em benefício de seus pacientes!