Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Educação em saúde individual

A educação em saúde como possibilidade de crescimento e como empoderamento para uma melhor saúde é desenvolvida pela enfermagem em diferentes espaços e momentos e com diferentes abordagens. A abordagem que defendemos aqui é aquela que coloca o usuário como personagem central do processo de aprendizagem, uma abordagem dialógica que respeita suas escolhas e que lhe possibilita uma decisão baseada em informações que envolvem diferentes aspectos de sua condição crônica.

Palavra do Profissional
Que educação em saúde você tem percebido como a mais adequada para a sua realidade? Você se recorda o que já discutimos no Módulo I acerca das diferentes abordagens pedagógicas em saúde? Consulte o material novamente, se necessário.

Reconhecemos como espaços de educação todos àqueles em que o enfermeiro tem a oportunidade de interagir com as pessoas. Ou seja, nas consultas de enfermagem, nas visitas domiciliares, nas salas de espera, durante a realização de procedimentos, no hospital, em reuniões de grupos, na comunidade, enfim, em qualquer espaço passível de atuação do profissional enfermeiro. Destacaremos como espaços da Educação em Saúde Individual, a consulta de enfermagem e a visita domiciliar.

Compartilhando
O que abordaremos aqui pode ser estendido para outras situações nas quais você, como enfermeiro, tenha a oportunidade de interagir com pessoas em condição crônica, como colocado anteriormente.

Desenvolver educação em saúde com pessoas em condição crônica como o diabetes, o câncer e a hipertensão vem sendo o foco de inúmeros textos na literatura nacional e internacional. A American Diabetes Association (FUNNELL et al, 2010) apresenta algumas evidências científicas que podem ser consideradas como referência na educação em saúde direcionadas às pessoas em condição crônica. Confira na animação a seguir um detalhamento sobre este tema:

Passaremos a apresentar alguns aspectos da Educação em Saúde que estão relacionados a essas evidências, acrescentando experiências práticas e estudos que constam na literatura da área. Um desses aspectos diz respeito ao modelo de educação presente na atenção à saúde, ainda ligada à educação tradicional. A maioria dos programas ou as ações de Educação em Saúde têm como referência somente o conhecimento técnico-científico dos profissionais da saúde e são voltados para a doença e não para a pessoa. Assim, podemos notar que ainda há a predominância do paradigma biomédico reducionista, centrado no saber da medicina (MACHADO et al, 2007; MOURA; RODRIGUES, 2003).

Palavra do Profissional
Você deve estar se perguntando por que os profissionais ainda usam esse modelo se não é a melhor opção, não é verdade? Será que o que sabemos não tem mais validade?

Vá para a próxima página e aprenda mais sobre o assunto!