Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Abordagem Interdisciplinar

Com esta abordagem tem-se obtido melhores resultados na Educação em Saúde. No entanto, para desenvolvê-la é necessário que os diferentes profissionais envolvidos estejam articulados e trabalhem em parceria, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde.

Veja mais detalhes na animação a seguir:

É importante que os profissionais construam um processo educativo harmonioso, voltado para as necessidades das pessoas em condição crônica.

Com relação à finalidade da educação em saúde, esta pode visar: à promoção da saúde com vistas à prevenção da condição crônica; à prevenção específica de determinada condição crônica, como por exemplo, diabetes, hipertensão, câncer; controle da condição crônica; prevenção de complicações/evolução da condição crônica.

Destacamos que um programa educativo deve englobar todas essas possibilidades, mesmo que desenvolva cada aspecto em momentos e espaços diferentes.

A Educação em Saúde voltada para a promoção da saúde visa superar a abordagem com foco somente na doença com a intenção de estimular as pessoas a adotarem hábitos de vida saudáveis. Deve estimular a consciência para que as pessoas possam tomar decisões melhores, envolvendo tanto as mudanças pessoais como as do meio ambiente. Busca, ainda, desenvolver nas pessoas um sentido de capacidade e responsabilidade pela própria saúde. Contribui para o desenvolvimento da cidadania, entendido como direito e inclui a dimensão social e política do processo saúde-doença (CÂMARA et al, 2012).

A Educação em Saúde para a prevenção da condição crônica deve ser realizada com a população em geral, mas pode ser direcionada também os grupos de pessoas mais vulneráveis a determinada condição crônica.

Um exemplo de grupos de pessoas que estão vulneráveis a desenvolver doença crônica são as crianças que não têm alimentação saudável. A obesidade é um fator de risco importante para várias condições crônicas, especialmente o diabetes. Nesse sentido, a Educação em Saúde realizada com essas crianças, visando a mudança de hábitos não saudáveis, é essencial para prevenir tal doença.

Conheça a seguir, de forma sintética, as evidências para o desenvolvimento de um processo educativo alinhado com a educação dialógica, inclusiva e de respeito ao indivíduo em condição crônica:

  1. Há necessidade de superação do modelo tradicional de educação, passando a compreender que os conhecimentos e as experiências dos usuários são essenciais no processo educativo.
  2. O profissional da saúde precisa manter-se atualizado em termos dos novos conhecimentos e tecnologias produzidos.
  3. A educação em saúde é interdisciplinar.
  4. Educação em Saúde precisa ter como meta o empoderamento das pessoas em condição crônica para o autocuidado e o exercício de sua cidadania.

Palavra do Profissional
O reconhecimento de que não há um único espaço para desenvolver educação em saúde, mas esta deve ocorrer em todos os momentos de interação com o usuário. Seja qual for o espaço no qual você implemente atividades educativas, construa possibilidades que garantam a participação ativa da pessoa em condição crônica e sua família, visando à autonomia dos sujeitos. E isso só é possível em modelos orientados pela pedagogia crítica, certo?