Com esta abordagem tem-se obtido melhores resultados na Educação em Saúde. No entanto, para desenvolvê-la é necessário que os diferentes profissionais envolvidos estejam articulados e trabalhem em parceria, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde.
Veja mais detalhes na animação a seguir:
É importante que os profissionais construam um processo educativo harmonioso, voltado para as necessidades das pessoas em condição crônica.
Com relação à finalidade da educação em saúde, esta pode visar: à promoção da saúde com vistas à prevenção da condição crônica; à prevenção específica de determinada condição crônica, como por exemplo, diabetes, hipertensão, câncer; controle da condição crônica; prevenção de complicações/evolução da condição crônica.
Destacamos que um programa educativo deve englobar todas essas possibilidades, mesmo que desenvolva cada aspecto em momentos e espaços diferentes.
A Educação em Saúde voltada para a promoção da saúde visa superar a abordagem com foco somente na doença com a intenção de estimular as pessoas a adotarem hábitos de vida saudáveis. Deve estimular a consciência para que as pessoas possam tomar decisões melhores, envolvendo tanto as mudanças pessoais como as do meio ambiente. Busca, ainda, desenvolver nas pessoas um sentido de capacidade e responsabilidade pela própria saúde. Contribui para o desenvolvimento da cidadania, entendido como direito e inclui a dimensão social e política do processo saúde-doença (CÂMARA et al, 2012).
A Educação em Saúde para a prevenção da condição crônica deve ser realizada com a população em geral, mas pode ser direcionada também os grupos de pessoas mais vulneráveis a determinada condição crônica.
Um exemplo de grupos de pessoas que estão vulneráveis a desenvolver doença crônica são as crianças que não têm alimentação saudável. A obesidade é um fator de risco importante para várias condições crônicas, especialmente o diabetes. Nesse sentido, a Educação em Saúde realizada com essas crianças, visando a mudança de hábitos não saudáveis, é essencial para prevenir tal doença.
Conheça a seguir, de forma sintética, as evidências para o desenvolvimento de um processo educativo alinhado com a educação dialógica, inclusiva e de respeito ao indivíduo em condição crônica:
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