Módulo 7: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Unidade 1: Rede de Atenção Psicossocial: Objetivos, componentes e pontos de atenção.

Rede de Atenção Psicossocial – RAPS: Constituição e objetivos

Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial

Iniciamos este estudo definindo o conceito de Rede de Atenção a Saúde (RAS). Esta é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

Apresentamos a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que oferece uma rede de serviços de saúde mental integrada, articulada e efetiva nos diferentes pontos de atenção para atender as pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do consumo de crack, álcool e outras drogas. A RAPS tem como componentes e seus pontos de atenção.

• Atenção Básica: Unidade Básica de Saúde; Equipes de Atenção Básica para Populações em Situações Específicas (equipes para consultórios na rua e equipes de apoio aos serviços do componente atenção residencial de caráter transitório) e Centros de Convivência
• Atenção Psicossocial Estratégica: Centros de Atenção Psicossocial;
• Atenção de urgência e emergência: SAMU 192, Sala de Estabilização, Unidade de Pronto Atendimento, Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, UPA 24h;
• Atenção Residencial de Caráter Transitório: Unidade de Acolhimento; Serviços de Atenção em Regime Residencial;
• Atenção Hospitalar: Enfermaria Especializada em Hospitais Gerais; Serviço Hospitalar de Referência;
• Estratégias de Desinstitucionalização: Residências Terapêuticas; Programa de Volta para Casa;
• Reabilitação Psicossocial: empreendimentos solidários e cooperativas sociais.

Veja abaixo o resumo do quadro: REDE DE ATENÇÔES PSICOSSOCIL (RAPS)

Chegamos ao final de nosso estudo, onde apresentamos como se dão a organização e as características da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e como ela se relaciona com outras redes de atenção. Esperamos que você tenha atingido seus objetivos bem como favorecer sua identificação e seu direcionamento para as intervenções de enfermagem.

Até breve!