Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 3: A avaliação Inicial (primária) à vítima de trauma

Introdução
Ventilação e Respiração
Contusão Pulmonar
Circulação com controle da Hemorragia
Avaliação Neurológica
Exposição com Controle da Hipotermia

Introdução

Para a avaliação neurológica, é necessário primeiramente que o enfermeiro conheça a anatomia e a fisiologia do cérebro, pois desta forma ele pode reconhecer dados importantes para determinar achados significativos de possível trauma craniano.

Como em todas as vítimas de trauma, a avaliação deve incluir considerações sobre o mecanismo do trauma obtido na cena do acidente e/ou pelo relato de testemunha, estas informações devem ser transmitidas à equipe do hospital essencial para o tratamento definitivo (PHTLS, 2007).

As Lesões Cerebrais Traumáticas (LCT) podem ser divididas em duas categorias, segundo o PHTLS (2007): Lesão Cerebral Primária e Lesão Cerebral Secundária. A Lesão Cerebral Primária caracteriza-se pelo trauma direto no encéfalo, associado a lesões vasculares que ocorrem no momento da agressão inicial e que inclui lacerações e outras lesões diretas no cérebro (PHTLS, 2007). Por sua vez, a Lesão Cerebral Secundária refere-se aos processos contínuos de lesão que são desencadeadas pela lesão primária. Os mecanismos da lesão secundária são: efeito de massa e consequente elevação da Pressão Intracraniana (PIC) e movimentação mecânica do cérebro (herniação); hipóxia (pela oxigenação inadequada do cérebro); hipotensão e fluxo sanguíneo cerebral (FSC) inadequado; mecanismos celulares, incluindo insuficiência de energia.

Entre os tipos de Trauma Cranioencefálico, o ATLS (2007) apresenta:

  • Fraturas de Crânio.
  • Lesões Cerebrais Difusas.
  • Lesões Focais.

No quadro a seguir, podemos identificar os diferentes tipos de trauma, bem como os sinais que devem ser observados durante a avaliação do enfermeiro.

Clique aqui e confira o resumo do quadro: Tipos de Trauma Cranioencefálico (PHTLS, 2007).

Acompanhe as características de cada uma delas no quadro a seguir.

Quadro: Hemorragias intracranianas Fonte: PHTLS (2007) e ATLS (2007)

Saiba Mais
Para conhecer mais sobre lesões traumáticas cerebrais, efeitos e dados nos diferentes lobos cerebrais, assista ao vídeo indicado (em inglês).
Clique aqui e confira.

Para saber mais detalhes sobre o sinal de Batle:
Clique aqui e confira.

E para entender melhor sobre a epidemiologia, as causas e os mecanismos de lesões, bem como sobre o quadro clínico e a reabilitação, assista ao vídeo sobre Traumatismo Cranioencefálico.
Clique aqui e confira.

A seguir, a figura demonstra o mecanismo de aceleração e desaceleração ocorrido no encéfalo, no momento da colisão.

Uma lesão de cabeça fechada por golpe e contragolpe normalmente resulta em uma lesão cerebral traumática (LCT). Como na figura a seguir mostra, a força de uma colisão direta faz com que a cabeça se mova rapidamente para frente. O cérebro, dentro da cavidade cranial, sofre uma lesão de contragolpe ao se chocar dentro da parte posterior do crânio, o lado oposto da força impactante. Secundariamente, o golpe da lesão ocorre quando o cérebro se choca com o interior da parte frontal do crânio.

Lesão Cerebral Traumática de Cabeça Fechada (LCT) - Golpe e Contragolpe Fonte: http://catalog.nucleusinc.com/generateexhibit.php?ID=28555

Continue com o tema, acessando a próxima página!