Saúde e Sociedade

A estratégia saúde da família como opção política e modelo de atenção

Créditos

páginas:

O apoio à ESF a partir da Equipe do NASF – legislação e diretrizes

Nesse caso, cada NASF poderá ser vinculado a no máximo três polos do Programa em seu território de abrangência, independentemente do tipo de NASF e da modalidade do polo implantado. Para cada polo vinculado deverá existir pelo menos um profissional de saúde de nível superior com carga horária de 40 horas semanais ou dois profissionais de saúde de nível superior com carga horária mínima de 20 horas semanais cada, com formação compatível e que exerça(m) funções relacionadas às atividades da Academia, sendo responsável(is) pelas atividades do Programa (BRASIL, 2011).

Independentemente das ações desenvolvidas, os profissionais do NASF devem trabalhar em horários coincidentes com os horários das equipes vinculadas, através de uma lógica de atuação diferenciada daquela centrada no modelo ambulatorial de assistência, visando aumentar a capacidade resolutiva das Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica a partir da ampliação da clínica e do cuidado compartilhado.

A integralidade pode ser considerada a principal diretriz a ser praticada pelo NASF, compreendida em três sentidos:

  1. abordagem integral do indivíduo levando em consideração seu contexto social, familiar e cultural e com garantia de cuidado longitudinal;

  2. práticas de saúde organizadas a partir da integração das ações de promoção, prevenção, reabilitação e cura; além de

  3. organização do sistema de saúde de forma a garantir o acesso às redes de atenção, conforme as necessidades de sua população (BRASIL, 2009, p. 16)

No desenvolvimento do trabalho integrado entre NASF e equipes vinculadas, deve-se estar atento ao risco de fragmentação da atenção possível diante de um trabalho que incorpore diferentes facetas disciplinares desarticuladamente. É importante favorecer campos de entrelaçamento e fortalecimento de práticas integrais, o que pode se materializar através de relações horizontalizadas e cooperativas entre as equipes que compõem a Atenção Básica.

Verdi, Da Ros, Cutolo e Souza

Tópico 4 - páginas: