Planejamento na Atenção Básica

O processo de planejamento na Atenção Básica

Créditos

páginas:

O Momento Explicativo

Posteriormente, é necessária a sistematização de um conjunto de indicadores demográficos, socioeconômicos e epidemiológicos:

A partir da caracterização da população, é necessário estabelecer um processo de reflexão e de discussão coletiva em torno das informações existentes, aproveitando a experiência acumulada dos atores envolvidos – gestores, técnicos, profissionais de saúde, comunidade – para a identificação dos problemas propriamente ditos.

Antes, porém, vamos esclarecer um pouco o que definimos como problema. Podemos, assim, conceituar toda e qualquer situação considerada insatisfatória ou impeditiva para um ator alcançar seus propósitos. Ou seja, é todo fator, aspecto ou situação que impede a realização da imagem objetivo.

Mas como operacionalizar esse diagnóstico? Sugerimos que você e sua equipe de trabalho montem uma Oficina de Análise da Situação, na qual sejam apresentados os dados disponíveis – caracterização da população, suas condições de vida e perfil epidemiológico –, para que os atores envolvidos possam relacioná-los com a realidade tal como a percebem, e apontem uma lista de problemas de saúde. Desta forma, realiza-se algo análogo ao brainstorming.

Tipologia de Problemas

Dentre as diversas formas de categorizar problemas, optamos pela classificação segundo a natureza, a posição na organização, a governabilidade e a complexidade.

Lacerda, Botelho e Colussi

Tópico 1 - páginas: