Link:
Agora, que já lhe apresentamos os aspectos importantes para a definição e a priorização dos problemas, e com base no levantamento de dados para o seu diagnóstico. Clique aqui para conferir se você assimilou tudo isso.
Após a priorização, a etapa seguinte é a explicação dos problemas: suas causas e consequências. Abordaremos este assunto a seguir.
Essa descrição orientará posteriormente o descritor de resultado, ou seja, o quanto do problema esperamos solucionar com o conjunto de ações definidas no plano, e qual o efeito esperado do planejamento.
Digamos que o problema priorizado seja o aumento dos casos de gravidez na adolescência. Para mais detalhamento, trabalha-se com vários descritores (D1, D2, D3):
D1: Aumento em 20% das gravidezes entre 2008 e 2012.
D2: O crescimento foi maior em meninas da classe de renda muito baixa no período 2008-2012.
D3: A grande maioria abandonou a escola, e além de não ter relação estável, em muitos casos não tem relação com o pai.
Quanto mais descritores levantarmos, maior será o conhecimento acerca do problema; desta maneira, devemos buscar englobar todas as relações de causa. Tendo conhecimento do fato, a questão central é responder: O que estaria causando o aumento da gravidez na adolescência? Na verdade, trata-se de uma verdadeira rede de porquês, ou seja, uma pergunta, ao ser respondida enseja outra, até o esgotamento da explicação.
Lacerda, Botelho e Colussi