Planejamento na Atenção Básica

O processo de planejamento na Atenção Básica

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O Momento Explicativo

Após a priorização, a etapa seguinte é a explicação dos problemas: suas causas e consequências. Abordaremos este assunto a seguir.

Essa descrição orientará posteriormente o descritor de resultado, ou seja, o quanto do problema esperamos solucionar com o conjunto de ações definidas no plano, e qual o efeito esperado do planejamento.

Digamos que o problema priorizado seja o aumento dos casos de gravidez na adolescência. Para mais detalhamento, trabalha-se com vários descritores (D1, D2, D3):

D1: Aumento em 20% das gravidezes entre 2008 e 2012.

D2: O crescimento foi maior em meninas da classe de renda muito baixa no período 2008-2012.

D3: A grande maioria abandonou a escola, e além de não ter relação estável, em muitos casos não tem relação com o pai.

Quanto mais descritores levantarmos, maior será o conhecimento acerca do problema; desta maneira, devemos buscar englobar todas as relações de causa. Tendo conhecimento do fato, a questão central é responder: O que estaria causando o aumento da gravidez na adolescência? Na verdade, trata-se de uma verdadeira rede de porquês, ou seja, uma pergunta, ao ser respondida enseja outra, até o esgotamento da explicação.

Lacerda, Botelho e Colussi

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