Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 3: Práticas educativas em saúde e a pedagogia crítica

Prática Educativa
Metodologias Ativas no processo de ensinar-aprender em saúde
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o Arco de Maguerez
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

O diálogo é elemento essencial no Círculo de Cultura. Dialogar implica em também saber ouvir! A seguir clique e leia!

Os círculos de cultura constituem-se, deste modo, em uma estratégia para trabalhar com grupos de usuários, no qual o enfermeiro-educador exerce o papel de mediador. Todo o trabalho é feito coletivamente e, as decisões são tomadas a partir do consenso do grupo. Ou seja, não é o enfermeiro (detentor de mais conhecimentos específicos) que toma as decisões, mas o grupo, a partir do diálogo permanente e participativo.

O círculo de cultura tem a finalidade de ajudar as pessoas a compreender melhor a sua realidade, através do diálogo e da troca de experiências. Para sua operacionalização Freire propõem três momentos:

  • Investigação Temática;
  • Codificação e Decodificação;
  • Desvelamento Crítico.