Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 3: Práticas educativas em saúde e a pedagogia crítica

Prática Educativa
Metodologias Ativas no processo de ensinar-aprender em saúde
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o Arco de Maguerez
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

No primeiro momento, ocorre a investigação dos temas geradores. Assim, o debate inicial pode ocorrer a partir da reflexão sobre acontecimentos, situações de saúde existentes na vida das pessoas ou da comunidade. É o levantamento de um tema gerador com identificação de uma situação problema. Podem ser escolhidos temas como: saúde, fome, doença, alimentação, dentre outros. Acompanhe a seguir mais informações!

Nesse contexto, a problematização vai ocorrendo na medida em que os problemas são levantados através do diálogo, no qual os participantes começam a falar sobre as contradições, as situações concretas e reais em que estão vivendo o seu aqui e agora e interferem na sua condição de vida e saúde (FREIRE, 1992).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Nesta fase são trabalhadas as principais temáticas que serão dialogadas nos próximos encontros de Círculos de Cultura.

No segundo momento, acontece a Codificação e Descodificação: Nesta fase, os temas geradores são codificados e descodificados através do diálogo e os participantes vão tomando consciência do mundo em que vivem.

Os temas são problematizados, contextualizados, substituídos por uma visão crítica e social do assunto discutido (FREIRE, 1996).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Nesse momento, os participantes da atividade de educação em saúde nos Círculos de Cultura discutem o tema gerador que foi escolhido na Investigação Temática. O grupo reflete sobre as situações que envolvem a temática, levanta os seus aspectos positivos e negativos, questiona as situações que vivenciavam, mas não compreendiam, pois lhes faltava a percepção da realidade.

Para melhor elucidar a questão, veja o exemplo a seguir:
Tema: Como manter-se saudável?
Codificação: compreensão do que é necessário para ser e viver saudável, como é ter acesso aos bens que levam, facilitam ou promovem esta situação.

A codificação representa a compreensão do tema levantado pelos participantes nos Círculos de Cultura

A partir da codificação, o enfermeiro no Círculo de Cultura de educação em saúde, vai orientando a discussão dos participantes para análise crítica das situações vividas pelos indivíduos, mas não percebida por eles. (FREIRE, 1996).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

A “descodificação” representa a análise da situação levantada, um momento em que os participantes do Círculo de Cultura passam a refletir sobre sua ação.

Durante as discussões do grupo, você, como o mediador do Círculo, pode levantar questões como:

  • O que eles veem ou sentem?
  • Como um grupo, define um problema?
  • Como dividem experiências similares em suas vidas?
  • Por que estes problemas existem?
  • Como desenvolver e planejar ações para enfrentar os problemas?

Voltemos ao exemplo anterior:
Discutir com eles por que adoecemos? Podemos fazer algo, na nossa família, para melhorar a condição de saúde? O que podemos fazer na comunidade? Na atividade de educação em saúde, os temas codificados e descodificados são debatidos nos Círculos de Cultura, com o objetivo de compreender o significado para os participantes. Ou seja, como eles percebem e analisam as temáticas que representam a sua situação de vida e saúde.

É nesse processo que eles refletem e se reconhecem como seres capazes de transformar o mundo. (FREIRE, 1996; HEIDEMANN, 2010).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HEIDEMANN, I. T. S. B. et al. Incorporação teórico-conceitual e metodológica da educador Paulo Freire na pesquisa. Rev. Bras. Enferm., v. 63, n. 3, p. 416-420, maio/jun., 2010.

Na descodificação, o conhecimento é disponibilizado aos participantes durante os Círculos de Cultura de educação em saúde.