O círculo de cultura é um tema importante para o enfermeiro educador, por isso vamos continuar acompanhando a explicação da professora.
Nessa fase, cabe ao enfermeiro-mediador dialogar e refletir sobre os temas para ajudar as pessoas a encontrarem caminhos para uma ação construtiva. Desenvolvendo a consciência crítica, incentivamos as pessoas a examinarem todas as questões e a tirarem suas próprias conclusões.
É interessante que o enfermeiro proponha questões abertas nos debates, esteja aberto para ouvir as críticas e divergências e primar pelo uso de linguagem simples durante a realização dos Círculos de Cultura. O importante é que esteja preparado para aprender com o grupo, não apenas sobre sua cultura, mas também sobre sua própria cultura e sobre si mesmo.
Os Círculos de Cultura de Freire permitem desenvolver uma metodologia de trabalho baseado no processo de ação e reflexão, em torno de experiências concretas dos sujeitos envolvidos.
No método Paulo Freire, o processo educativo é dialógico, participativo. Fornecer informações é considerado menos importante do que juntar as experiências de vida dos participantes. O mediador deve evitar impor o seu pensamento, mas buscar o conhecimento do grupo. Na realização de Círculos de Cultura, alguns grupos de educação em saúde podem compreender mais rápido a dinâmica do que outros. Cabe a você, o enfermeiro/educador estimular o debate, para que todos acompanhem os pontos dialogados e discutidos no grupo.
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