Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 3: Práticas educativas em saúde e a pedagogia crítica

Prática Educativa
Metodologias Ativas no processo de ensinar-aprender em saúde
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o Arco de Maguerez
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

O círculo de cultura é um tema importante para o enfermeiro educador, por isso vamos continuar acompanhando a explicação da professora.

Nessa fase, cabe ao enfermeiro-mediador dialogar e refletir sobre os temas para ajudar as pessoas a encontrarem caminhos para uma ação construtiva. Desenvolvendo a consciência crítica, incentivamos as pessoas a examinarem todas as questões e a tirarem suas próprias conclusões.

É interessante que o enfermeiro proponha questões abertas nos debates, esteja aberto para ouvir as críticas e divergências e primar pelo uso de linguagem simples durante a realização dos Círculos de Cultura. O importante é que esteja preparado para aprender com o grupo, não apenas sobre sua cultura, mas também sobre sua própria cultura e sobre si mesmo.

Os Círculos de Cultura de Freire permitem desenvolver uma metodologia de trabalho baseado no processo de ação e reflexão, em torno de experiências concretas dos sujeitos envolvidos.

No método Paulo Freire, o processo educativo é dialógico, participativo. Fornecer informações é considerado menos importante do que juntar as experiências de vida dos participantes. O mediador deve evitar impor o seu pensamento, mas buscar o conhecimento do grupo. Na realização de Círculos de Cultura, alguns grupos de educação em saúde podem compreender mais rápido a dinâmica do que outros. Cabe a você, o enfermeiro/educador estimular o debate, para que todos acompanhem os pontos dialogados e discutidos no grupo.

Saiba Mais
Para aprofundar seu conhecimento acerca do uso do Círculo de Cultura, recomendamos leitura do texto:
HEIDEMANN, Ivonete. A promoção da saúde e a concepção dialógica de Freire: possibilidades de sua inserção e limites no processo de trabalho das equipes de saúde da família. 298p., 2006. Tese (Doutorado Enfermagem) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-15012007-170858/ Acesso em: 07 jun. 2012.