Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 2: Aplicação da metodologia da assistência nas desordens metabólicas e eletrolíticas

Emergências médicas metabólicas
Distúrbios do potássio
Distúrbios do cálcio
Distúrbios do sódio (Na+)

Acidose lática

A acidose lática é uma complicação rara da terapia farmacológica diabética; sua significância clínica relaciona-se àquela semelhante à cetoacidose e deveria ser diferenciada desta com o intuito de fornecer um tratamento correto (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005; KWON, TSAI; 2007).

A acidose do tipo B pode ocorrer em pacientes diabéticos que fazem terapia biguanida (especialmente fenoformina) que são inibidores da absorção de glicose intestinal. O risco em pacientes que tomam metformina é extremamente baixo desde que a dose terapêutica não exceda o recomendado e a droga seja retida em pacientes com disfunção hepática e renal avançada.

Uma revisão na Cochrane em 2008 mostrou baixo risco de acidose lática quando a metformina é usada em doses terapêuticas padrão, a maioria dos médicos retiram a droga quando a creatinina sérica alcança 150umol/l (MARTINS; NETO; VELASCO, 2005).

Principais características clínicas destes pacientes:

• Os pacientes apresentam severa acidose metabólica com um grande anion gap, normalmente menos de 17mmol/l.

• Normalmente eles não apresentam hiperglicemia ou cetoses (em contraste com a cetoacidose).

• O diagnóstico é confirmado por demonstrar as características acima, acrescido a medidas séricas dos níveis de Lactato que está elevado. Veja na animação a seguir as intervenções de enfermagem a serem efetuadas nesses pacientes.

Palavra de Profissional
Lembre-se, aplique o protocolo de classificação de risco nos pacientes independentemente do diagnóstico médico e prossiga com os cuidados de enfermagem conforme a situação clínica do paciente exija.

Agora que concluímos as informações sobre a acidose lática, vejamos a respeito de mais uma emergência metabólica na próxima página – a hipoglicemia.