Módulo 7: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Cárdio e Neurovasculares
Unidade 1: Cuidado de Enfermagem nas Emergências Cardiovasculares

Conceitos Iniciais
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Arritmias Cardíacas
Parada Cardiorrespiratória (PCR)
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte básico de vida
Atendimento a PCR sistematizado - Suporte Avançado de Vida (SAV ou ACLS)

ECG

Vamos conhecer o Sr. José, uma figura fictícia, mas, com certeza, um usuário assíduo de nossos serviços. Observe com atenção seu caso:

Diante do relato, podemos supor que ele é um sério candidato a ter Doenças Cardiovasculares – (DCV). Chama a atenção o fato de ele apresentar, no momento, dor torácica, pois este sintoma está diretamente associado às Síndromes Coronarianas Agudas (SCA).

Definida por Viana (2011) como uma variedade de estados isquêmicos, a SCA engloba angina instável, Infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST e Infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.

Por sua vez, na Consulta Pública que institui a Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é destacado que:

Entre as causas de morte e hospitalização por DCV, está a SCA, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio e a Angina Instável. Com os avanços no tratamento da SCA, a mortalidade por IAM, nos estudos observacionais, caiu de 30% na década de 50 para menos de 5% nos registros mais recentes em países desenvolvidos. (BRASIL, 2011a, p. 3).
Na animação a seguir veremos como a SCA se apresenta. Acompanhe.

Durante o exame de ECG, podemos identificar alterações que apontamos no quadro da página a seguir. Contudo, antes de apresentarmos as referidas alterações com mais detalhes, gostaríamos de convidá-lo a relembrar a eletrofisiologia cardíaca.

Saiba Mais
Alguns sites podem ajudar a entender melhor os eventos mecânicos e elétricos do coração. Para acessar sobre:

Assim, mediante critérios de evidência científica, o eletrocardiograma (ECG) deve ser realizado em todo paciente com suspeita de SCA em até 10 minutos da admissão hospitalar (Evidência I/B). Se disponível, o ECG deve ser realizado em ambiente pré-hospitalar (Evidência I/B). E, se o ECG inicial não for diagnóstico, outro ECG deve ser realizado após 5 a 10 minutos (Evidência I/B).