Módulo 6: Estruturação do campo da atenção psicossocial no contexto da reforma psiquiátrica e do sus
Unidade 1: Reforma psiquiátrica no Brasil

Reforma psiquiátrica: Histórico
Reforma psiquiátrica: Diretrizes
Política de saúde mental e atenção psicossocial
Política e legislação sobre álcool e outras drogas
Política e legislação – Sistema nacional sobre drogas
Política e legislação - crack e outras drogas
Atenção psicossocial e comunitária

A constituição histórica da reforma psiquiátrica no Brasil


O Brasil vem passando por um profundo processo de reestruturação da atenção em Saúde Mental desde o final dos anos 70, do século passado. Com relação aos acontecimentos que compõem esse processo, as pessoas que apresentam algum tipo de sofrimento psíquico e seus familiares passaram a ter outras oportunidades e perspectivas para suas vidas, assim como os profissionais que atuam na área e os gestores da rede de saúde pública.

Por isso, podemos nos referir a mudanças em profundidade, uma vez que não se trata apenas da criação de tipos diferentes de serviços, mas do enraizamento de novas concepções sobre o sofrimento humano e dos modos de acolher e tratar as pessoas com sofrimento psíquico.

Podemos considerar, portanto, que o alcance dessas mudanças é muito extenso, uma vez que atinge tanto aqueles cuja vida sempre foi marcada por vulnerabilidades de toda ordem, quanto aqueles que apenas se aproximaram do tema por “ouvir falar” ou que preferem manter, em relação à loucura, um certo distanciamento.

A esse processo vamos chamar de Reforma Psiquiátrica. Esta requer a transformação do conjunto de práticas e saberes que estão ligados ao tema da loucura, do sofrimento psíquico e do transtorno mental.

Você vai conhecer agora um pouco do contexto histórico que marca o surgimento e a constituição da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Também verá as diretrizes que norteiam o desenvolvimento do processo. Vamos lá? Acompanhe na animação:

A partir da segunda metade dos anos 1970, o Brasil passa a experimentar algumas mudanças no campo político. Estas exercem influência positiva sobre a organização da sociedade civil e sobre a atuação de novos movimentos sociais. As reivindicações pela redemocratização do país acabam por influenciar iniciativas com a mesma inspiração em diversos setores.

Assim, surge o movimento pela Reforma Sanitária no Brasil, que alinha as proposições técnicas relativas às mudanças no campo da saúde coletiva às reivindicações pelo fim da Ditadura Militar e pela abertura do sistema político.

Siga para a próxima página e conheça melhor o movimento pela Reforma Sanitária.