Módulo 6: Estruturação do campo da atenção psicossocial no contexto da reforma psiquiátrica e do sus
Unidade 1:Reforma psiquiátrica no Brasil

Reforma psiquiátrica: Histórico
Reforma psiquiátrica: Diretrizes
Política de saúde mental e atenção psicossocial
Política e legislação sobre álcool e outras drogas
Política e legislação – Sistema nacional sobre drogas
Política e legislação - crack e outras drogas
Atenção psicossocial e comunitária

Reforma Psiquiátrica - Legislações

Em 1989, apoiado pelos movimentos sociais que atuavam no campo da Saúde Mental, o Deputado Federal Paulo Delgado (PT/MG) apresenta, no Congresso Nacional o Projeto de Lei 3.657/89. Após 12 anos de tramitação e de um conjunto de substitutivos, a Lei 10.216 foi promulgada em 06 de abril de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica.

Analisando-se a referida Lei, podemos observar que foram estabelecidos, pela primeira vez na historia jurídica do país, o redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental e os direitos e a proteção das pessoas com sofrimento psíquico, ressaltando-se, em particular:

Artigo 1º: Os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno ou qualquer outra.

Artigo 2º: Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos enumerados no parágrafo único deste artigo (BRASIL, 2001).

Dentre os direitos das pessoas com transtornos mentais, podemos destacar:

  • Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.
  • Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando a alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.
  • Ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental (BRASIL, 2001).

Saiba Mais
Como dica para visualizar algumas das questões aqui abordadas, assista ao filme "Bicho de Sete Cabeças".
Clique aqui e confira.

A Lei 10.216/2001, no entanto, é diferente de seu Projeto de Lei original, e apresenta modificações importantes resultantes do longo processo de negociação. E, cabe ressaltar ainda, que a iniciativa de apresentar um Projeto de Lei nacional inspirou a formulação de vários projetos que se tornaram leis em estados e municípios brasileiros a partir do ano de 1992.

Tais iniciativas evidenciaram a relevância de produzir uma base jurídica e um marco legal para garantir a permanência das conquistas alcançadas pela Reforma Psiquiátrica.

Cabe destacar, também, que a promulgação da Lei 10.216/2001 significou uma nova institucionalidade para a política pública de saúde mental, compreendida, então como política de Estado.

Saiba Mais
Conheça também a Lei 10.216/2001 e outras leis, acessando o Portal do Ministério da Saúde.
Clique aqui e confira.

Além da Lei nº 10.216/2001 vamos estudar um pouco mais sobre a Declaração de Caracas firmado nos anos 90. Acompanhe na animação a seguir:

Veja que a Declaração de Caracas constitui, também, um documento importante para a realização da II Conferência Nacional de Saúde Mental, em 1992, em Brasília. Os grandes temas sobre os quais centram-se as deliberações dos delegados e dos participantes dessa Conferência são atenção integral e direito à cidadania. Essa conferência teve uma intensa participação dos segmentos sociais envolvidos na questão da saúde mental, sendo que 20% dos delegados presentes eram representantes dos usuários dos serviços e de seus familiares (TENÓRIO, 2002).

Saiba Mais
Você poderá saber mais sobre a II Conferência Nacional de Saúde Mental e sobre a Declaração de Caracas, lendo os seguintes documentos:

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, 2., 1992, Brasília. Relatório final. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.
Conheça melhor a Declaração de Caracas, acessando o documento da Conferência Regional para a Reestruturação da Assistência Psiquiátrica. Declaração de Caracas, 1990.
Clique aqui e confira

Na próxima página continuaremos apresentando a mobilização social na luta pelas transformações da assistência à saúde mental.