Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Cálculo da data provável de parto (DPP)

II. Cálculo da data provável de parto (DPP)

É possível, durante o acompanhamento à gestante, obter uma data provável em que o parto irá acontecer. Para o cálculo da DPP, você deve considerar que a duração da gestação normal é de 280 dias ou 40 semanas a partir da DUM. Você pode ainda fazer o cálculo de duas formas:

  • Com o disco (gestograma), colocar a seta sobre o dia e mês correspondente ao primeiro dia da última menstruação e observar a seta na data (dia e mês) indicada como data provável do parto;
  • Outra forma de cálculo, é pela Regra de Näegele, é somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação (multigesta) ou dez (primigesta) e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação (ou adicionar nove meses, se corresponder aos meses de janeiro a março). Nos casos em que o número de dias encontrado for maior do que o número de dias do mês, passar os dias excedentes para o mês seguinte, adicionando 1 ao final do cálculo do mês.

III. Avaliação do estado nutricional e ganho de peso

Todas as gestantes devem ser avaliadas, desde o início da gestação, quanto ao risco nutricional que corresponde ao baixo peso, sobrepeso e obesidade da gestante. Verificar o IMC (índice de massa corporal) e verificar na fórmula apresentada a seguir como calcular o IMC de acordo com a idade gestacional.

Quadro 3.2: Avaliação do estado nutricional da gestante acima de 19 anos, seguindo índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional

Fonte: Brasil (2006a)

Na ocorrência de risco, é importante intensificar as orientações e o acompanhamento para a promoção do estado nutricional materno e do recém-nascido adequados. Aprenda mais sobre o assunto na próxima página!